Aposentados e pensionistas nascidos em julho: façam a prova de vida
O prazo para efetuar a prova de vida para profissionais do magistério aposentados, aposentadas e pensionistas que fazem aniversário no mês de julho termina nesta quinta-feira, dia 31. O Sinpro lembra que aposentados e aposentadas devem fazer a prova de vida todos os anos, a partir do ano subsequente ao da publicação da aposentadoria, no mês do seu aniversário, uma vez que é uma comprovação anual obrigatória e necessária para o pagamento regular de aposentadorias e pensões.
O procedimento pode ser realizado de forma presencial, ou seja, o beneficiário ou beneficiária pode ir pessoalmente a qualquer Agência do BRB ou fazer virtualmente, por meio do aplicativo disponível nas lojas da iOS e Android. Confira o procedimento virtual no final desta matéria.
Aplicativo Prova de Vida GDF
Criado durante a pandemia da Covid-19, o aplicativo Prova de Vida GDF oferece agilidade no atendimento e comodidade nessa tarefa anual. Para realizar a prova de vida por meio digital, aposentados e pensionistas precisam baixar o aplicativo Prova de Vida GDF, inserir o CPF e confirmar alguns dados. Após essa etapa, serão solicitadas a captura do documento do beneficiário e uma foto “selfie”, com boa qualidade, tirada em ambiente bem iluminado.
Para finalizar, o usuário ou usuária deve informar endereço, número do telefone celular e e-mail. Após preencher e enviar todas as informações, a pessoa receberá um e-mail com a confirmação do resultado da criação dessa conta (login) no aplicativo da Prova de Vida.
Outras formas de fazer a prova de vida
Aposentados, aposentadas e pensionistas impedidos de comparecer presencialmente em qualquer agência do BRB ou que não tenham acesso ao aplicativo, podem solicitar a visita domiciliar para fazer a prova de vida pelo agendamento@iprev.df.gov.br. É necessário anexar atestado médico comprovando a impossibilidade. Para beneficiário com mais de 90 anos, a solicitação também pode ser feita pelo mesmo e-mail, sem necessidade de envio de atestado.
Para residentes no exterior, a prova de vida deve ser encaminhada por meio de consulado ou da representação diplomática do Brasil no país em que a pessoa vive. Basta encaminhar ao Iprev correspondência com declaração de comparecimento emitida pela representação do Brasil no país com cópia dos documentos autenticados. Se o país onde a pessoa reside não tiver representação, é necessário acessar o Formulário Específico de Atestado de Vida disponível no site do Iprev: https://www.iprev.df.gov.br/prova-de-vida/.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O APLICATIVO PARA CELULARES ANDROID:
https://play.google.com/store/search?q=prova+de+vida+gdf&c=apps&pli=1
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O APLICATIVO PARA CELULARES iOS:
https://apps.apple.com/br/app/prova-de-vida-gdf/id1614842989
Publicado originalmente em 1º de julho. Editado por Alessandra Terribili.
MATÉRIA EM LIBRAS