Aluno do CEM 4 de Ceilândia ganha viagem aos EUA e faz 'vaquinha' por roupa de frio

Um estudante de Ceilândia, no Distrito Federal, foi selecionado em meio a 280 candidatos para para ser embaixador de um programa do governo dos Estados Unidos. Danilo de Souza foi selecionado em meio a 280 candidatos e embarca no dia 8 de janeiro com destino ao país. Nas redes sociais, a família iniciou uma “vaquinha” para comprar mala e roupa de frio.
O jovem de 16 anos estuda no Centro de Ensino Médio 4 de Ceilândia e fala francês, japonês e inglês. Esta será a primeira vez que o garoto vai deixar o país. O apelo da família dele é que cada voluntário possa doar R$ 4 – quase o preço do dólar.
No trabalho, o pai do menino conseguiu R$ 400. “Todo mundo se sensibilizou na hora e não pensou duas vezes em ajudar”, afirmou o vigilante Daniel de Souza.
Ao todo, o programa americano teve 14 mil inscritos. Ter fluência em inglês, boas notas e bom comportamento em casa foram decisivos como critério de seleção. A viagem está prevista para durar três semanas.
A primeira escala é em Washington, a capital. Depois o grupo segue para as regiões onde vão ficar. Danilo vai para o estado de Oklahoma.
Segundo a embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde, a temporada pode ser “transformadora”. “Acho que quando eles saem, são um pouco ansiosos, têm um pouco de medo. Não sabem a experiência que vão ter. Mas quando eles retornam, voltam todos entusiasmados, com muita energia e muita felicidade”, disse. “É realmente uma transformação de suas vidas para coisas que talvez eles pensaram que não podiam fazer.”
Para fazer alguma doação, o interessado pode procurar a embaixada americana e pedir o contato da família. O site da representação diplomática pode ser acessado aqui.
(do G1)