Tudo sobre a cárie | Trate com a OdontoGroup

Cárie é uma doença causada por bactérias que se instalam na superfície dos dentes, quando existe a placa dental. Existem cáries que conseguimos visualizar, e outras que apenas o dentista consegue diagnosticar.

A cárie é um sério problema. Se não for tratada, ela pode destruir seu dente e atingir a polpa (nervo) e resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abscesso, ele só pode ser tratado através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente.

O maior vilão da saúde bucal é, também, o responsável pela cárie: o açúcar dos alimentos (carboidratos principalmente). O açúcar é transformado em ácido, que causa a desmineralização do esmalte dental (que é a camada mais externa do dente), iniciando o processo carioso.

Quando uma quantidade suficiente de esmalte sob a superfície já tiver sido destruída, a superfície se desmorona, expondo a cavidade de cárie, quando começa a dor.

A saliva ajuda a equilibrar a acidez da região e devolver os minerais ao dente, mas, quando há presença acentuada de açucares e escovação deficiente, ocorre um desequilíbrio desta acidez, iniciando a doença cárie.

O tratamento mais comum e efetivo para combater a cárie é a restauração do dente removendo a lesão. Portanto, se apresentar sinais de cárie, é muito importante visitar o dentista imediatamente para receber o tratamento adequado.

Lembrando que a prevenção para este tipo de problema deve ser feita por você e por seu dentista, através de visitas regulares. Sempre tenha cuidado ao escovar os dentes, use creme e enxaguante bucal com flúor e sempre observe a aparência dos seus dentes

O Sinpro-DF e a OdontoGroup fazem uma parceria para que você, professor(a) e orientador(a) educacional, possam cuidar da sua saúde e aproveitem os nossos benefícios sem limite de uso a partir de R$ 19,90.

Skip to content