Tudo o que você precisa saber sobre restauração de dente e mais um pouco

O que é a restauração dental?

Quando um dos seus dentes saudáveis é afetado pela cárie (atenção para a higiene bucal, hein) ou está quebrado por motivos diversos, o dentista precisará fazer uma restauração no dente. Esse trabalho consiste em trazer de volta a função normal do dente saudável.

Para que serve?

A restauração dental serve para restabelecer a estrutura do dente perdida pela ação da cárie, evitando que o quadro clínico se agrave, devolvendo a função da mastigação dos alimentos. Mas outros motivos podem acarretar a indicação de restauração, como dentes lascados ou quebrados, e até dentes desgastados em decorrência de bruxismo ou por hábito de abrir objetos com os dentes e até de roer as unhas.

Como fazer este procedimento clínico?

Primeiro, o seu dentista irá anestesiar a região e começar o procedimento de remoção de toda a parte deteriorada pela cárie. Para essa ação, é usada uma broca acoplada a um motor de alta rotação ou raio laser. Depois de retirada toda a parte deteriorada, ele irá limpar a cavidade para a remoção de bactérias e seus resíduos presentes na área cariada. Depois, a cavidade é preenchida por um material específico para restauração (que contaremos mais na frente). Finalmente, após este procedimento, o dentista usa outra broca para dar acabamento e polir o dente.

Em casos mais graves, com mais tempo de atuação da cárie, esta pode atingir o nervo ou a polpa do dente, sendo necessário fazer um canal para remover o nervo danificado.

De que forma é diagnosticada a necessidade de fazer uma restauração?

Na hora da avaliação com seu dentista, ele irá usar um pequeno espelho para examinar todos os dentes. Qualquer detalhe fora do normal fará com que seu dentista faça uma tomada radiográfica completa da boca ou apenas parte dela. O tipo de tratamento que seu dentista irá escolher depende da extensão do dano causado pela cárie.

Algumas das técnicas de diagnóstico utilizadas para a indicação de restauração dental:

  • Observação
  • Corante para detecção de cárie
  • Radiografias (Raio X)
  • Ferramentas de auxílio na detecção de cárie com fluorescência a laser

 

O Sinpro-DF e a OdontoGroup fazem uma parceria para que você, professor(a) e orientador(a) educacional, possa cuidar da sua saúde e aproveitar os nossos benefícios sem limite de uso a partir de R$ 19,90.

Skip to content