Vigilantes da Ride já têm Sindicato e sede é inaugurada

 Criado há cerca de três meses, o Sindesv-Ride – Sindicato dos Vigilantes da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Entorno do DF chegou para resolver uma série de problemas que afetava a categoria nos municípios goianos vizinhos de Brasília.

Para o presidente da entidade, Santiago Nascimento Matos – que também é da diretoria do Sindicato dos Vigilantes do DF -, esse era um anseio antigo daqueles trabalhadores. “Os vigilantes do Entorno sempre nos procuravam aqui em Brasília atrás de um socorro, pois informavam que o sindicato de Goiás, em função da distância da sede localizada em Goiânia, não prestava a assistência adequada”.
Com uma base estimada de 2.400 trabalhadores, Santiago Matos destaca que o Sindesv-Ride terá vários desafios pela frente, como enfrentar os baixos salários recebidos em relação a Brasília e as condições precárias de trabalho. “Muitos desses trabalhadores não têm estrutura adequada para trabalhar. Falo sobre condições mínimas de trabalho”.
O secretário de Organização Política Sindical da CUT Brasília, Roberto Miguel de Oliveira, é diretor do Sindesv-DF e passou também a ser o secretário geral no Sindesv-Ride. “Ao todo, somos 20 companheiros diretores atuando no novo Sindicato, representando os vigilantes dos diversos municípios goianos do Entorno do DF”, disse. Para Roberto Miguel, uma das principais ações do Sindesv-Ride será buscar equiparação dos salários da região com os pagos no DF. “E não é só. A nossa Confederação está numa luta maior, que é pelo Piso Único, em nível nacional”, destacou. Os dois diretores frisaram o apoio que o Sindesv-Ride vem recebendo dos sindicatos CUTistas municipais, rurais e bancários da Ride.
Campanha salarial 2014
O Sindesv-Ride já possui CNPJ, mas ainda está em processo junto ao Ministério do Trabalho para obter a sua carta sindical. Por isso, a Convenção Coletiva de Trabalho que foi fechada pelo Sindicato dos Vigilantes de Goiás é a que está valendo por enquanto também para os vigilantes do Entorno do DF e de GO.
“Assim que tivermos a carta sindical, passaremos a negociar diretamente com o sindicato patronal, buscando melhores salários e ampliação de benefícios”, disseram os diretores.
Inauguração
A inauguração da sede do Sindesv-RIDE ocorre nesta sexta-feira (11), às 19h30, na rua Herculano Lobo, nº 64-B (Centro), em Formosa.