Vídeos mostram luta do Sinpro contra choque de gestão no DF

A greve dos (as) professores (as) e orientadores (as) educacionais acabou, na quinta-feira (12), com um acordo que impõe ao Governo do Distrito Federal (GDF) não mexer em vários direitos trabalhistas. A unidade e a participação da categoria garantiram avanços na discussão sobre a gestão neoliberal da educação pública do DF.
A greve impôs o recuo do projeto privatista do governo Rodrigo Rollemberg, do PSB. Porém, a diretoria colegiada do Sinpro-DF alerta a categoria para o fato de que a luta continua diariamente, uma vez que o Distrito Federal está submetido a um governo de concepção neoliberal, de visão mercantilista, com projetos privatistas para os direitos sociais e bens públicos.
Desde o início deste ano, a categoria luta contra retiradas de direitos e contra o calote nos salários. E agiu rapidamente, com maturidade e responsabilidade, a fim de assegurar as conquistas trabalhistas materializadas.
Desde o começo de 2015, a luta da categoria docente não foi somente pela última parcela de um reajuste salarial no valor de 3,7%. Era preciso impedir a mudança de concepção da gestão da educação pública e gratuita do DF. A greve de 29 dias forçou o governo Rollemberg a recuar. Ele teve de se comprometer a não instituir as Organizações Sociais como modelo de administração das escolas públicas e a não acabar com a jornada ampliada.
Desde o primeiro momento dessa luta, a categoria tem denunciado o projeto de destruição da educação e dos serviços públicos, dos servidores e de suas representações sindicais. Todas as atitudes do governo Rollemberg mexeram com os sentimentos da categoria.
Fatos como a Lei da Mordaça, a alteração arbitrária do Calendário Escolar e o ataque do governo Beto Richa (PSDB), no Paraná, à manifestação dos (as) professores (as) estaduais que lutavam contra as medidas neoliberais de privatização da educação pública indignaram a categoria no DF.
Essa indignação se expressou na manifestação de solidariedade do Sinpro-DF no Paraná e continuará toda vez que qualquer governo neoliberal tentar retirar direitos. A cada um dos ataques do governo neoliberal do PSB no DF, o Sinpro-DF respondeu com um vídeo-denúncia por intermédio da mídia televisiva ou por meio das redes sociais.
Também a cada assembleia ou realização de atos públicos, o Sinpro-DF divulgou um vídeo nas TVs denunciando os ataques à categoria e ao serviço público. Em todos os meios de comunicação da cidade foram veiculadas as denúncias e explicado os motivos da greve.
No site do Sinpro-DF, diariamente, produziu-se matérias e reportagens com a denúncia do calote e do projeto neoliberal. A diretoria colegiada e a categoria foram à luta em várias frentes, nas escolas e nas ruas, para denunciar o calote e as reais intenções do Poder Executivo local para os próximos três anos.
Confira, a seguir, todos os vídeos sobre a nossa luta contra os projetos neoliberais do governo Rollemberg. Em cada vídeo, uma denúncia específica.
 
Basta de ataques!
Convocação para a assembleia geral no dia 8 de outubro. O VT veiculado nos dias 5, 6 e 7 de outubro nas TVs. Denuncia o não pagamento do reajuste do plano de carreira, a pecúnia da licença-prêmio, o reajuste do auxílio alimentação, o 13º em dia e o 13º salário integral dos novatos. Denuncia a não nomeação de orientadores educacionais concursados e o número insuficiente de professores e afirma que GDF apresentou pacote fiscal que põe em risco vários direitos trabalhistas e recursos financeiros da aposentadoria.
https://www.youtube.com/watch?v=mQ643cbDhvM
 
Somos todos professores
Dia do Professor. Campanha #SomosTodosProfessores. Mexeu com ele, mexeu comigo / #SomosTodasProfessoras. Mexeu com ele, mexeu comigo. Três VTs em homenagem ao Dia do Professor com depoimentos de três personagens de profissões distintas: advogado, arquiteta, mecânico.
https://www.youtube.com/watch?v=KvWmCfEwZXo
https://www.youtube.com/watch?v=-uBIMASgr4I
https://www.youtube.com/watch?v=j4BLOXg7uKo
 
Comunicado sobre a greve
O VT foi veiculado na Globo e demais emissoras de TVs nos dias 12, 13 e 15 de outubro, foi um comunicado sobre a deflagração da greve da categoria no dia 15 de outubro. Dia do Professor.  Denúncia de que a greve foi o resultado de o governo Rollemberg não ter pago a tabela salarial em vigor.
https://www.youtube.com/watch?v=XDvdnNOKucc
 
Pesadelo
Veiculados nas redes sociais nos dias 18 e 19 de outubro. O vídeo traz a denúncia de que já se passava uma semana da greve e o governo Rollemberg não havia se mobilizado e que o GDF havia transformado a relação trabalhista com os servidores público em um pesadelo: além dos ataques aos direitos trabalhistas, a denuncia traz o não pagamento da tabela salarial.
https://www.youtube.com/watch?v=cldHO9Wwbi4
 
GDF na ilegalidade
Veiculado no dia 22/10 com imagens da assembleia do dia 20/10 denunciando o calote. Sinpro explica as razões de a categoria estar em greve e reforça a ideia do calote na categoria, descumprindo a lei do plano de carreira e reduzindo os salários do magistério público. No VT, o diálogo é direto com o governo. A solução para o fim da greve nas mãos de Rollemberg.
https://www.youtube.com/watch?v=iN-oaDJSFDc
 
Sem proposta e com espetáculo midiático
VT veiculado antes da assembleia do dia 27 de outubro, realizada em frente à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o VT  a não apresentação de uma proposta séria para a categoria e, em vez de negociar, o governo transforma as mesas de negociação em espetáculo midiático. E reafirma que a categoria não aceita calote nas tabelas salariais.
https://www.youtube.com/watch?v=45U3vXjPsJE
 
GDF não paga tabelas salariais
O VT e o spot foram veiculados antes da assembleia de 30 de outubro. Nenhum trabalhador admite redução salarial. O VT explica que os servidores estão em greve porque o governador Rollemberg não quer pagar as tabelas salarias das categorias.
https://www.youtube.com/watch?v=ECYZzyKLTXc
 
Pancadaria e prisão de professores
VT com imagens do ataque da polícia aos professores que realizavam manifestação no final do Eixo Sul. Policial gritando. Pancadarias. Balas de borracha. Spray de pimenta. Professores sendo arrancados dos seus carros, algemados e presos. Veiculado nos dias 31/10, 1º e 2/11 para a assembleia no dia 4/11. Denuncia a truculência do governo Rollemberg ao lidar com as manifestações e os pleitos dos professores como caso de política.
https://www.youtube.com/watch?v=9vZTZ21rURY
 
Greve de fome
VT mostra a greve de fome realizada no dia 11 e 12/11, na Presidência da Câmara Legislativa do DF e explica que a greve de fome ocorre porque o “governo do calote descumpre a lei do plano de carreira”. Chama para a assembleia de 12/11.
https://www.youtube.com/watch?v=iN-oaDJSFDc
 
MPDFT tenta criminalizar a greve
Convocação da categoria para a assembleia dia 11/11 e denuncia a falta de respeito do governador. Exigem respeito aos direitos e o fim dos ataques ao plano de carreira da categoria. Sinpro denuncia a segunda manifestação, em 2015, do MPDFT, para impedir que professores e orientadores de exercerem o direito à greve.
https://www.youtube.com/watch?v=45U3vXjPsJE
 
Greve continua porque GDF continua na Ilegalidade
VT com a chamada da assembleia do dia 9/11 afirmando que a greve continua porque o governo continua descumprindo a lei do plano de carreira.
https://www.youtube.com/watch?v=ECYZzyKLTXc
 
Polícia ataca professores
Video mostra as imagens do ataque do Bope aos professores em manifestação
https://www.youtube.com/watch?v=9vZTZ21rURY
 
GDF não quer pagar tabela salarial

Chamada para assembleia geral dia 30 de outubro. Rollemberg não quer pagar a tabela salarial vigente, mesmo tendo aumento na. Ao mesmo tempo que se recusa em apresentar propostas para dialogar com a categoria, o governo aumenta impostos, taxas, passagens e até mesmo o preço dos restaurantes comunitários.
 
Governo não apresenta proposta


Chamada para assembleia do dia 27 de outubro, em frente à Câmara Legislativa. O GDF não apresenta uma proposta que atenda às reivindicações dos professores, transforma a negociação em espetáculo midiático. Exigimos respeito ao nosso Plano de Carreira, não aceitaremos o fim da jornada ampliada, pois significaria a redução de duzentas horas-aula dos estudantes.
 
Categoria não aceitará calote

Chamada para assembleia do dia 23 de outubro, na Praça do Buriti. Neste vídeo os professores afirmam que não aceitarão calote imposto pelo governo Rollemberg (PSB).
 
Professores fazem greve de 24 horas

Professores(as), orientadores(as) e demais servidores do GDF paralisam suas atividades contra o pacote do governo e deflagram greve geral de 24h no dia 24 de setembro.
 
História de vitórias e conquistas da categoria

Vídeo institucional contando um pouco sobre a história do Sinpro e de todas as conquistas e vitórias alcançadas pela categoria, sem deixar de lado a luta contra a tentativa de calote do GDF.
 
Ato público pelo cumprimento das leis

Chamada para Ato no dia 13 de agosto em exigência ao cumprimento das leis.
 
Assembleia contra as arbitrariedades do GDF

Chamada para assembleia do dia 12 de junho contra a postura arbitrária e de ataques aos trabalhadores com projetos de leis que mudam a aposentadoria, o auxílio alimentação sem reajuste e aumento de impostos.
 
Ato público do dia 26 de maio

Chamada para ato público dia 26 de maio para acompanhar votação da ADI do reajuste salarial.
Professores do Distrito Federal apoiam luta dos professores do Paraná

Vídeo mostra a luta dos professores de todo o Brasil pelo respeito aos direitos da categoria, por uma educação pública de qualidade e pela democracia no Brasil.
 
Assembleia com indicativo de greve

Chamada para assembleia geral do dia 9 de abril com indicativo de greve. Categoria exige respeito ao Plano de Carreira.
 
GDF não paga direitos trabalhistas

Comunicado da Educação informando que o GDF ainda não pagou o 13º salário, as férias, a rescisão dos professores temporários e não quer pagar a 5ª parcela do reajuste em março.
 
Assembleia de 27 de fevereiro

Comunicado convocando para assembleia do dia 27 de fevereiro em resposta à assembleia anterior, dia 23 de fevereiro, primeiro dia letivo de 2015, quando professores e orientadores decidiram paralisar as atividades até o dia 24.
 
Categoria faz vigília reivindicando respeito

Vídeo convocando a categoria para vigília no dia 19 de janeiro, na Praça do Buriti, em respeito aos direitos dos trabalhadores. GDF tenta parcelar os salários e retirar direitos da categoria.
 
GDF não paga direitos dos professores

Convocação para assembleia gedoral dia 18 de fevereiro. O GDF não pagou o 13º salário, as férias, a rescisão dos professores temporários, parcelou os salários, alterou autoritariamente o calendário escolar e não repassou a verba do PDAF.
 
Calotes implantados pelo governo do DF

Vídeo informando a série de calotes do GDF, como a falta de pagamento dos salários de dezembro, o abono de férias, as diferenças do 13º salário e a rescisão dos contratos temporários.
 
Prejuízos causados pelo GDF

Comunicado informando que o GDF continua causando prejuízos aos professores e orientadores da rede pública. O governo não pagou o 13º salário dos aniversariantes de dezembro, a diferença dos que fizeram aniversário antes de setembro, a rescisão dos temporários e as férias.