Vantagens e desvantagens de estudar em grupo

Estudar junto com os colegas ou sozinho? A psicóloga Laísa Moreno Barros, que atua há três anos com jovens do ensino médio de um colégio particular do Recife, garante que os dois jeitos podem ser proveitosos na preparação para o vestibular. De acordo com a especialista, repassar os assunto em grupo pode ser uma boa oportunidade para aquele aluno que conhece mais sobre determinado assunto ajudar o colega que não vai muito vem na matéria, e também ser ajudado em outra disciplina.
A psicóloga alerta que o estudo em grupo pode ser perigoso para o estudante se o grupo não tiver o mesmo objetivo. “Pode ser quem tenham situações que dispersem, como entram em outro assunto, dificuldade em concentrar o grupo todo”, alerta Laísa Moreno. “Estudar sozinho pode ser um bom momento para resolução de exercícios em que o fera precisa se concentrar mais”, ressalta a especialista.
A estudante Maria Julia Moreira, de 17 anos, estuda no 3º ano de um colégio particular da Zona Sul do Recife e vai tentar uma vaga no curso de publicidade na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Segundo a adolescente, estudar sozinha só funciona quando é um assunto que ela domina. “Eu prefiro estudar em grupo quando eu não sei muito bem o assunto, aí minhas amigas me ajudam”, exemplificou a vestibulanda.
Para garantir que vai estudar mais e melhor, Maria Julia tomou algumas decisões este ano. A jovem preferiu aposentar seu smartphone, para evitar ficar conectada o tempo todo, e agora usa um celular apenas com a funções básicas. Outra mudança foi escolher a casa de estudos do colégio como seu ambiente de estudos. “Se eu for pra casa, saio desse ambiente de pressão para o vestibular, acabo relaxando e não estudando. Quando vou ver, estou assistindo televisão”, admitiu a estudante.
Com informações do UOL