UnB realiza III Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero entre 8 e 11/11

Entre os dias 8 e 11 de novembro, a Universidade de Brasília (UnB) vai sediar um dos mais importantes eventos sobre a questão de gênero e violência contra a mulher. É o III Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero, a ser realizado na Finatec, situada no campus Darcy Ribeiro, da universidade. Nesta edição, trará o tema “Violência e mulheres: interseccionalidades”. A entrada é franca, mas, quem quiser participar, terá de se inscrever no sitehttp://www.coloquiofeminista.com/forum.
A diretoria colegiada do Sinpro-DF, por intermédio da Secretaria para Assuntos e Políticas para Mulheres Educadoras (Secretaria de Mulheres), esclarece que a proposta desta terceira edição do colóquio é a de reunir e difundir debates, estudos, pesquisas acadêmicas, ativismos e propostas político-sociais dedicadas ao entendimento, ao combate e à prevenção da violência contra as mulheres no Brasil.
O evento conta com a participação de 70 doutoras do Brasil, as quais irão integrar 23 meses redondas com subtemas que vão desde a violência física à violência política contra as mulheres. Estão previstas 100 comunicações orais a serem realizadas por especialistas, mestrandos(as), mestres(as) e doutores(as) de todo o país. Entre as conferencistas, destacam-se Conceição Evaristo, Inara Belleli, Cecília Sardenberg, Thiago Pierobom e Wânia Pasinato.
O site do evento informa que “o termo “interseccionalidades” no título do colóquio aponta para a proposta em relevo a diversidade das identidades e experiências das mulheres ao considerar a articulação do sexo/gênero com outros eixos identitários (raça, etnia, classe, sexualidade/orientação sexual, religião, idade/geração, territorialidade, etc.) que também participam de discursos e práticas sociais que sustentam desigualdades, exclusões e violências que acometem muitas mulheres em nossa sociedade”.
O evento será reaberto pelo Fórum Notificação dos Casos de Violência contra a Mulher. A realização do Fórum faz parte do projeto Notique, uma parceria entre TJDFT, MPDFT, Secretaria de Estado da Saúde do DF, Ministério da Saúde e UnB. Participe!
Confira mais informações no site o colóquio:http://www.coloquiofeminista.com/