UnB realiza apresentação pública sobre situação orçamentária

A administração superior da Universidade de Brasília (UnB) realiza, nesta quinta-feira (29), uma apresentação pública sobre a situação orçamentária da instituição. O objetivo é promover o diálogo com a comunidade e esclarecer as estratégias adotadas pela gestão para enfrentamento ao atual cenário – cujo déficit é de mais de R$ 92 milhões. O evento terá início às 14h30, no auditório verde da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face), e estará aberto à comunidade acadêmica.
A UnB passa por uma série de problemas, que passam pelo corte de terceirizados, mudança nos contratos de estagiários, além de ter um déficit orçamentário em torno de R$ 92,3 milhões. O orçamento foi discutido na última sexta-feira (23) com diretores de institutos e faculdades e gestores de órgãos auxiliares e complementares, e o grupo apontou a necessidade de redução de quase 40 milhões de reais em gastos e a previsão de incremento de pouco menos de 51 milhões como formas de amortecimento da grave situação orçamentária atual.
Para a reitora da UnB Márcia Abrahão, embora o orçamento esteja público desde a sua aprovação pelo Conselho de Administração (CAD) e pelo Conselho Universitário (Consuni), é importante que todos estejam cientes sobre a situação orçamentária da Universidade. “Os debates e apresentações públicas que organizamos têm como objetivo deixar a nossa comunidade plenamente informada. Trabalhamos com diálogo e transparência, expondo os problemas e discutindo as estratégias de enfrentamento com todos os segmentos”, ressalta a reitora.
Os problemas existentes hoje na Universidade de Brasília podem criar dificuldades para a formação continuada dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais, o que é um ponto de preocupação para a categoria. “A realidade da UnB é uma realidade que várias outras universidades passam, e isto tende a inviabilizar alguns fatores importantes. Pode comprometer o compromisso social da universidade, porque além de fazer nossas tarefas internas, temos uma relação com a sociedade. À medida que a universidade é ameaçada e impedida de afazer aquilo que é a sua essência, perdemos todos nós”, salienta Olgamir Amância, decana de Extensão da UnB.