Um articulador importante dentro das relações pedagógicas

edilma 200x200Cabe ao pedagogo-orientador educacional, dentre outras coisas, dar um suporte ao trabalho do professor, realizar um atendimento complementar com os alunos e identificar as necessidades individuais de cada estudante, cooperando com a solução de problemas. Além de tudo isto, a orientadora Edilma Moreira Dias Silvestre salienta que o segmento é um importante articulador dentro das relações pedagógicas. “O orientador faz a diferença dentro da escola, porque dá suporte à direção, aos professores, aos alunos, e exerce esta parceira entre a família e a escola. Ele é um articulador importante dentro das relações pedagógicas e administrativas”, explica.
Apesar disto, ainda há muito que melhorar. Segundo Edilma Moreira, o segmento não tem o reconhecimento que merece. A luta por melhorias na gratificação e pela aposentadoria aos 25 anos são algumas das reivindicações. “Nós damos um suporte aos professores, fazemos atendimento complementar com os alunos e acompanhamos o desenvolvimento deles até mesmo fora do horário escolar. Além de todas as atividades que temos, ainda atendemos alunos especiais e não recebemos gratificação por isto. É preciso reconhecimento por parte da Secretaria de Educação do DF”, desabafa Edilma.
Para o futuro a orientadora espera um aumento no número de profissionais da área e que o segmento ganhe espaços adequados para trabalhar. “Temos uma importante função na escola e precisamos de infraestrutura para isto. Merecemos melhores condições para trabalhar”, argumenta.
 
Edilma Moreira Dias Silvestre
CEF 01 do Riacho Fundo II
Trabalha há 23 anos como orientadora
 
Ver Mais…