TVT amplia programação, telejornal diário e parcerias

A partir desta semana, a TVT mostra sua nova programação. A novidade começa com o telejornal diário Seu Jornal, agora maior, com 45 minutos de duração. A emissora leva ao ar ainda três novos programas: Vídeo Popular – 30  Anos Depois, Art é Arte!e Panorama.
O Vídeo Popular – 30 Anos Depois reúne uma coletânea de vídeos que contam a ascensão dos movimentos sociais nesse período. A série, em 26 episódios com a bagagem da Associação Brasileira de Vídeo Popular, recupera a memória documentada por organizações e movimentos sociais desde os anos 1980.
O programa Art é Arte! trata das manifestações artísticas das periferias das grandes cidades e que não aparecem na mídia tradicional. “A mídia tradicional dá uma falsa impressão de que a arte é uma coisa erudita, das elites, uma coisa confinada aos teatros. Arte é uma coisa do ser humano, de qualquer pessoa”, destaca o presidente da TVT, Valter Sanches.
O Panorama é um programa de reportagens que pretende mostrar uma investigação mais aprofundada de temas importantes do dia a dia.
Em entrevista ao Seu Jornal, Sanches falou da importância de se ter uma emissora de TV aberta nas mãos dos trabalhadores, e que supera o modelo comercial tradicional, dando voz aos segmentos sociais que não encontram espaço nos veículos de mídia tradicionais. Para o presidente da TVT, é “importante a gente construir outro espaço de expressão, que é negado para a maioria dos movimentos sociais”.
Além da nova programação, Sanches destacou o trabalho de parceria com outras emissoras, como a Rede Minas e a TVE Bahia, no compartilhamento de programas. Também por meio de parcerias, o Seu Jornalpassa a cobrir os principais assuntos da cidade do Rio de Janeiro e região. “É uma conquista muito grande, a gente vai nacionalizando a nossa programação.”

Premiação

A TVT foi homenageada, no último final de semana, pelo conteúdo educativo de sua programação e por prestar serviços de cidadania. O prêmio foi concedido pela Milícia da Imaculada, uma instituição da Igreja Católica que realiza serviços sociais.
Em uma noite de shows com muita música do cenário católico, a premiação foi realizada no palco do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Para o presidente da TVT, o prêmio é um importante reconhecimento, justamente no momento em que a emissora se prepara para o lançamento de sua nova programação: “Hoje, a gente liga a rádio e a TV e só ouve falar de desgraça, corrupção, violência. É preciso ter um outro espaço para que as pessoas possam se expressar, que possam falar de coisas diferentes, promover a cidadania, os direitos das pessoas, a justiça social”.
(Da Rede Brasil Atual)