Turma de Pedagogia se forma via Fórum Distrital Permanente de Apoio à Formação Docente

Na próxima quinta-feira (8/9), mais uma turma organizada pelo Fórum Distrital Permanente de Apoio à Formação Docente será diplomada. Desta vez, são cerca de XX professores(as) que concluirão o curso de Pedagogia na Universidade de Brasília (UnB)
O Sinpro-DF participa do Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente desde 2010 e, neste período, várias turmas foram criadas, oferecendo aos professores uma segunda licenciatura. Em 2014, uma turma de dança e artes se formou pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).
Segundo dirigentes do Sinpro-DF, no Distrito Federal, o maior desafio na formação continuada é a pós-graduação. “As turmas só não ocorrem antes em função da baixa procura. Estamos discutindo via Fórum com a UnB e com o IFB a criação de turmas de pós-graduação Lato sensu/Stricto sensu, pois este perfil de formação é o mais cobrado pela categoria hoje”, diz a diretora do Sindicato e membro do Fórum, Berenice Darc. “O Sinpro está muito feliz em ver estes professores se formando na UnB, assim como o de outros cursos que ajudamos a construir”, complementa o diretor Cláudio Antunes.
Os Fóruns Estaduais e Distrital são órgãos colegiados criados para dar cumprimento aos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.
Entre as principais funções do Fórum, estão:
– elaborar e acompanhar a execução de um plano estratégico;
– definir prioridades e metas do programa em cada estado;
– coordenar as ações de formação de professores; e
– propor ações específicas para garantia de permanência e rendimento satisfatório dos professores de educação básica.
A Portaria nº 883/09, editada durante o governo Lula, estabelece as diretrizes nacionais para o funcionamento desses Fóruns.