Trabalhadores entram em greve diante intransigência da EBC

Os trabalhadores jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) paralisarão as atividades a partir das primeiras horas desta terça-feira (14/11). A decisão foi tomada em assembleia na ultima sexta-feira (10/11). Os trabalhadores reagiram à posição da empresa em tentar retirar direitos, congelar salários e cortar benefícios. Na terça, início da greve, está previsto realização de ações de convencimento durante toda a manhã e uma nova assembleia está marcada para as 13h.
Na última quinta-feira (9/11), durante a 8ª mesa de negociação, os representantes dos trabalhadores perceberam a falta de interesse da EBC em negociar. Mais uma vez a EBC manteve a proposta de reajuste zero no salário, tickets e auxílio creche e deficiente. Além de manter a proposta de corte nos tickets extras, no vale-cultura e o fim da multa pelo descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho.
A EBC também manteve a proposta de retirada de direitos nas cláusulas do anuênio/quinquênio (para os trabalhadores que ingressarem na empresa), transporte, homologações e verbas rescisórias, além de negar as propostas dos trabalhadores para as cláusulas da gratificação de função, contribuição assistencial, intrajornada e férias.
A categoria reivindica 4,5% de aumento em todas as cláusulas econômicas do ACT e deixa claro que não abre mão de cláusulas como as que prevêem tickets extras, vale cultura, multa por descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho e outros benefícios.