Termina a Conferência Distrital de Educação

A Conferência Distrital de Educação terminou no dia 19 de novembro, após 4 dias de intensos debates sobre os eixos temáticos que farão parte da Conferência Nacional de Educação em 2010. Entre as resoluções, destacam-se a decisão de ampliar o investimento em educação de 4, 7% para 7% do PIB nacional e a defesa da eleição direta para diretores de escola.

Atualmente, a LDB determina que os diretores seram escolhidos por “eleições democráticas”. Na prática, cada secretaria aplica um método diferente. Em Brasília, por exemplo, os candidatos para a eleição são pré-selecionados por uma prova aplicada pelo governo.

Quanto ao aumento do investimento em educação, a decisão da conferência distrital encontra-se de acordo com o decidido na 7ª Conferência Nacional da CNTE, em outubro. De acordo com a proposta, os recursos extras virão da exploração do Pré-Sal.

A Conferência Nacional de Educação acontece de 28 de março a 1° de abril de 2010, e terá como tema “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação”.