Sinpro se reúne com direção do CAIC Ayrton Senna e cobra providências do GDF para a infestação de pombos

Professores(as) e estudantes do CAIC Ayrton Senna, diretores do Sinpro e a comunidade escolar de Samambaia se reuniram na manhã desta segunda-feira (26) para cobrar uma providência do GDF para a infestação de pombos na escola. A direção do CAIC comunicou o problema para a Regional de Ensino e para a Secretaria de Educação do DF diversas vezes pedindo providências, mas nada foi feito. Um grande número de aves tem feito seus ninhos sobre o teto da escola e o resultado é que começam a surgir casos de piolhos de pombos na escola, como relatou os professores de lá. A sujeira deixada pelas aves traz uma série de problemas de saúde. Além da coceira, em alguns casos as picadas chegam a sangrar.
Durante a reunião a direção da escola mostrou os riscos que o problema pode causar para professores e estudantes, além de fotos identificando onde estão as aves no interior do CAIC. A direção suspendeu as aulas por 48 horas e nesta terça-feira (27) fará um ato às 8h, em frente à Regional de Ensino de Samambaia, com a presença de professores(as), estudantes, diretores do Sinpro e da comunidade escolar. O sindicato disponibilizará dois ônibus para os interessados em participar.
Os exemplos da falta de investimentos do Governo do Distrito Federal em educação são inúmeros e o problema do CAIC Ayrton Senna é mais um deles. Além da infestação de pombos prejudicar os cerca de 900 estudantes do 1º período ao 5º ano do ensino fundamental que lá estudam, a inércia do GDF mostra o descompromisso com a busca por uma escola pública de qualidade. O orçamento para erradicar o problema é de cerca de R$ 45 mil, recurso que a escola não possui.
Para o diretor do Sinpro Cláudio Antunes, enquanto o governo não toma providências os estudantes continuam tendo aulas e professores(as) lecionando em um ambiente inadequado para a prática docente. “Não é a primeira vez que uma escola de Samambaia passa por problema semelhante. Um caso igual foi registrado no CAIC Helena Reis e trouxe vários transtornos para estudantes e professores. Além do compromisso em resolver problemas como este, a Secretaria de Educação deveria ter como prioridade a reforma e a construção de novas escolas”, argumenta o diretor.
O Sinpro cobra providências urgentes do GDF, que não pode se omitir perante este problema. É obrigação do governo oferecer à comunidade um ambiente seguro e com a estrutura necessária para a prática do saber. É desta forma que teremos uma escola pública de qualidade.