Sinpro realiza ato por reforma e por construção de escolas no Paranoá

A diretoria colegiada do Sinpro convida os(as) professores(as), orientadores(as) educacionais, estudantes e a comunidade escolar do Paranoá para um grande ato nessa terça-feira (11), às 9h, na Avenida Central da região administrativa. O sindicato e a comunidade reivindicam do poder público, a reforma e a construção de novas escolas no Paranoá.
A situação da região é dramática. As escolas têm uma demanda reprimida de milhares de vagas e os moradores do Paranoá são obrigados a estudarem em outras cidades. Diante da ausência do poder público, que não reforma e constrói novas unidades escolares, estudantes desde a educação infantil precisam sair do lugar onde moram para estudar, desterritorializando seus currículos escolares.
Nas escolas existentes, a maioria necessita urgentemente de reforma e em muitas as salas são superlotadas, o que prejudica o desempenho dos alunos. No Centro de Ensino Médio 1, por exemplo, algumas turmas chegaram a ter 50 estudantes. Além disso, outras tiveram de ser readequadas, como o caso do Centro de Educação Infantil, que tirou o refeitório e espaços importantes para poder cumprir a Lei da Universalização da Educação Infantil. “Não dá para as escolas virarem depósito de alunos. Precisamos ter qualidade de ensino. Vemos turmas superlotadas, ausência de política para a construção de escolas e investimentos para a educação. Isso é inadmissível”, ressalta a diretora do Sinpro Luciana Custódio.
Soma-se a isso a situação dramática que passa os centros de ensino fundamental 03 e 05, que contam com uma grande lista de problemas: advertências do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil com relação ao prédio, que não tem condição de segurança; e o desabamento do teto da cozinha, que atingiu uma servidora. “Precisamos voltar os olhos do poder público para o Paranoá. É preciso ser feito alguma coisa antes que tragédias aconteçam”, comenta Luciana.
Esse ato será o início de uma intensa campanha que o Sinpro realizará para a construção e reforma das escolas do Paranoá. Compareça!