Sinpro entra na campanha por uma educação ambiental mais forte

A preocupação em fortalecer a educação ambiental no sistema de ensino do Distrito Federal ganhou o apoio do Sinpro no projeto IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA) – Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. O objetivo do projeto, uma ação conjunta do Ministério da Educação e das secretarias de Educação dos estados, é propiciar uma atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral. As escolas que integram o projeto participarão da Etapa Nacional, que reunirá 700 jovens de todo o Brasil, das redes públicas e privadas, debatendo sobre as escolas sustentáveis que estão construindo. Brasília será representada por 18 delegadas(os), 4 projetos de escolas sustentáveis e os 4 professores das escolas cujos projetos representarem Brasília na etapa nacional.

Os alunos iniciarão o projeto na Etapa Escolar da IV CNIJMA, que deverá acontecer até 31 de agosto. Na Etapa Nacional, que acontece de 25 a 29 de novembro, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos e participar de oficinas temáticas. “O Sinpro apoia este projeto por concordar com o objetivo pedagógico, que é fortalecer a cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora”, comenta a diretora do Sinpro Iolanda Rocha.
Em 2013, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE/MEC) destinou R$100 milhões para as escolas materializarem seus projetos e em 2014 e 2015 teremos mais. Em breve, a UnB estará oferecendo cursos à distância (extensão, aperfeiçoamento e especialização) em escolas sustentáveis, para os profissionais da educação que estiverem envolvidos nesta ação. Os profissionais interessados em participar da ação deverão procurar a Gerencia Regional de Ensino ou o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Educação do DF (3901-4427).