Sinpro e CUT participam de reunião com ministro Berzoini sobre PLP 257

No final da tarde desta terça-feira (12), a diretora do Sinpro, Rosilene Correa, Pedro Armengol e Valeir Ertle, dirigentes da CUT Nacional, e representantes de outras centrais sindicais se reuniram com o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, com o objetivo de que o governo retirasse o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016. O projeto anti-servidor, que tramita no Congresso, pretende alongar a dívida pública dos estados, mas impõe condicionantes que retiram direitos da classe trabalhadora e dá força para instalar de vez uma política de Estado Mínimo.
Durante a reunião o governo fez um compromisso de reforçar o debate a respeito do projeto junto à área econômica pela retirada de urgência do PLP, fato que deve adiar sua votação. Um dos pontos mais criticados pelos sindicalistas, o governo se compromete em não condicionar a renegociação da dívida dos estados com a União aos itens conflituosos com servidores públicos, ou seja, estes itens serão debatidos com representantes da classe trabalhadora. “O gesto do governo aponta para um processo de negociação, mas não nos tranquiliza. Portanto, precisamos nos manter atentos porque este debate será feito e é nossa mobilização que impedirá prejuízos e a retirada de direitos”, ressalta a diretora Rosilene Correa.
Sendo assim, neste momento não será necessário que os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais compareçam ao Congresso Nacional em horário de coordenação. Porém, a categoria deverá continuar acompanhando o debate em torno do PLP 257, pois caso haja mudanças no que foi acordado na reunião desta terça a categoria pode ser convocada.