Sinpro-DF lança App que denuncia falta de professor, orientador e coordenador

O Sinpro-DF lança, nesta quinta-feira (18), um aplicativo que denuncia a falta de professores (as), orientadores (as) educacionais e coordenadores (as) nas escolas da rede pública de ensino. Além da denúncia, o App oferece, ao (à) filiado (a), a possibilidade de atualização de endereço e outros dados. Basta acessar a Play Store, nos smartphones Android, e baixá-lo.
“Futuramente, o Sinpro-DF irá colocar mais serviços nesse mesmo aplicativo. A ideia é fazer com que a categoria possa alimentar o sindicato com informações novas sobre as condições de trabalho e salariais e ajudá-lo a denunciar situações problemáticas vividas no dia a dia escolar, como, por exemplo, a falta de professor (a), de coordenadores (as), de orientadores (as) educacionais”, informa Cláudio Antunes, coordenador da Secretaria de Imprensa.
02O aplicativo é um recurso novo e, até o fim da primeira quinzena de setembro, passará por revisão. Assim, durante esse período de testes e adaptação, o (a) usuário (a) filiado (a) poderá apontar problemas na utilização e no desempenho desse instrumento ou, ainda, se quiser sugerir ideias para a melhoria do serviço poderá enviar as sugestões para o email da Secretaria de Informática: app@sinprodf.org.br.
As escolas que não têm orientadores (as) educacionais devem usar o aplicativo para denúncia. “Afinal, faz parte da luta do Sinpro-DF a exigência da convocação de orientadores (as) educacionais concursados. Temos hoje cerca de mil concursados e o Governo do Distrito Federal (GDF) até agora não convocou nenhum”, afirma Antunes.
Ele informa que uma das formas de pressão que o sindicato irá usar é a identificação e o mapeamento das escolas que estão com falta de orientadores (as) educacionais e usará, para isso, também, o aplicativo. “Para a gente ter esse mapeamento fidedigno é preciso a participação da categoria, incluindo aí, no aplicativo”, afirma o coordenador de Imprensa do sindicato.
“O objetivo do Sinpro-DF ao criar o App é o de ter acesso à realidade vivida nas escolas. Para isso, precisamos que a categoria assuma o papel de alimentá-lo com informações novas. É o sindicato usando os recursos tecnológicos e modernos para facilitar a vida dos (as) professores (as) e orientadores (as) educacionais e fortalecer a luta por melhores condições de trabalho”, afirma Rosilene Corrêa, coordenadora de Finanças.

UTILIZAÇÃO

01Para cada disciplina denunciada, o App registra uma denúncia. Por exemplo: se a escola está sem um coordenador (a), um (a) professor (a) de português e um (a) professor (a) de matemática, quem usar o aplicativo para denunciá-lo, irá registrar três denúncias: uma para informar a falta do coordenador; outra para denunciar a falta de professor de português; e, uma terceira, para comunicar a falta de professor de matemática.
No momento, o App só está disponível para celulares Android. Para ter o aplicativo, o (a) professor (a) e o (a) orientador (a) educacional devem acessar a loja do Android – a Play Store – e baixá-lo. É gratuito. Posteriormente, o sindicato irá oferecer o serviço nos Iphones (smartphones da Apple).
Após baixá-lo, o (a) filiado (a) deverá inserir o login e senha – os mesmos que utiliza para acessar o serviço de Distribuição de Turmas no site do Sinpro-DF – e, assim, poderá usufruir dos dois serviços oferecidos pelo App. Caso não tenha login e senha, o próprio aplicativo apresenta as orientações de como adquiri-los. Ele oferece orientações tanto para recuperação de senha como para criação de login.
O Sinpro-DF esclarece que o login é a matrícula da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF) e, a senha, é a que o (a) filiado (a) criou na Área do Professor para acessar serviços, como, por exemplo, o de Distribuição de Turmas. Caso tenha esquecido, lá mesmo no App tem o link para recuperação de senha http://www.sinprodf.org.br/professor/usuarios/login.
Se o (a) filiado (a) ainda não tiver esse registro, poderá acessar o “Criar login”, lá mesmo no App, ou acessar o seguinte endereço eletrônico: < http://www.sinprodf.org.br/professor/usuarios/criar>. Professores (as) e orientadores (as) educacionais que tiverem dificuldades poderão, ainda, solicitar suporte por email, no app@sinprodf.org.br.
 
disponível-na-google-play-store-300x104