Sinpro-DF e orientadores realizam ato público para exigir nomeação dos concursados de 2014

Diretoria do Sinpro-DF e orientadores/as educacionais aprovados no concurso de 2014 e efetivos no ato de quinta (13)

O Governo do Distrito Federal (GDF) prometeu nomear 40, dos 1.053 orientadores educacionais aprovados no concurso de 2014 que ainda estão no banco de reserva até a próxima semana. A promessa foi feita pelo secretário de Estado da Educação (SEEDF), Júlio Gregório, durante uma reunião, na tarde desta quinta-feira (13), com dirigentes sindicais do Sinpro-DF e representantes da comissão dos orientadores/as educacionais concursados/as e não nomeados/as.
Diretoria do Sinpro-DF e comissão dos aprovados e não nomeados na reunião com o secretário de Educação

A reunião ocorreu durante um ato público, realizado pela diretoria colegiada do sindicato e a comissão de orientadores/as educacionais concursados/as e não nomeados/as, em frente ao Edifício Phenicia, no Setor Comercial Norte (SCN), para pressionar o GDF a nomear, imediatamente, os/as aprovados/as para as vagas em aberto. A manifestação contou com a participação de professores/as e orientadores/as educacionais efetivos da SEEDF.
“A diretoria colegiada do sindicato foi recebida pelo secretário Júlio Gregório e Isaías, subsecretário da UAG, os quais informaram que o processo relacionado à convocação de apenas 40 orientadores educacionais já está em curso e que entre esta sexta-feira (14) e a próxima semana ele será remetido, a qualquer momento, à Seplag, que é a secretaria responsável pelas nomeações”, informou Luciano Matos, diretor de Organização e Informática do Sinpro-DF.
Diretores do Sinpro-DF durante a reunião com o secretário de Educação

Ele contou que o sindicato levou “um bolo confeitado para registrar os dois anos, completados no dia 7 de maio, de homologação do concurso e somente a nomeação de cinco orientadores educacionais até o momento. De lá para cá não nomeou mais ninguém. Distribuímos fatias para transeuntes e participantes do ato público”.
No ato público, o bolo para denunciar os 2 anos da realização do concurso e a falta de nomeação dos aprovados

Desde a Portaria 32/2012, do GDF, há 525 vagas abertas de orientadores educacionais. Um estudo do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), executado entre 2014 e 2015, sobre Gestão da Oferta de Profissionais do Magistério da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, dá conta de que há uma carência de 20% de orientadores educacionais nas escolas públicas.
Segundo o estudo, “a oferta e distribuição dos orientadores educacionais não têm sido adequadas. Aproximadamente 20% (111) das 657 escolas do escopo desta fiscalização não possuem orientador educacional, sendo que 63.978 alunos se encontram totalmente privados da atuação destes profissionais. Dentre as 445 unidades escolares que possuem profissional orientador educacional, em 55,7% o quantitativo existente é inferior ao determinado pela SEEDF, havendo apenas 171 unidades escolares, cerca de 38% , cujo quantitativo de profissionais está alinhado. Das 113 unidades escolares que possuem turmas funcionando no turno noturno, cerca de 40% não possuem este profissional, Portanto, apurou-se um déficit total de 316 orientadores educacionais na rede pública de ensino do DF”.
 
Por isso, a diretoria colegiada do Sinpro-DF entende que o GDF deveria nomear todos os orientadores educacionais aprovados e não nomeados. “Somente assim irá atender a toda a demanda rede pública e de ensino e contribuir para melhorar a educação pública do DF”, comenta o diretor.