Sinpro-DF convoca professores para protesto contra calote, nesta sexta (14), na Praça do Buriti

A diretoria colegiada do Sinpro-DF convoca professores(as) e orientadores(as) educacionais para um ato público, nestasexta-feira (14), às 14h30, na Praça do Buriti, contra o calote do governo Rollemberg (PSB). Ele anunciou, pela mídia, que não irá pagar a última parcela do reajuste do nosso Plano de Carreira (Lei nº 5.105, de 2013), conforme negociado durante a greve do ano passado.

Além do calote, o governador não tem palavra e continua aprofundando seu ataque ao funcionalismo e aos serviços públicos. “Mais uma vez, na véspera do Dia do Professor, o governador Rollemberg presenteia a categoria com um calote no reajuste e desrespeito à legislação do Distrito Federal. O calote já se estende para vários direitos, uma vez que a categoria não recebe o reajuste desde o ano passado. Ele deveria ter sido pago na Folha de Pagamento de setembro de 2015. Esse não pagamento gerou, como consequência, uma greve de quase 30 dias”, lembra Cláudio Antunes, coordenador de Imprensa do Sinpro-DF.

Ele recorda também que o GDF descumpre, pelo segundo ano consecutivo, o reajuste do auxílio-alimentação, não realiza a contratação de professores e orientadores concursados, não realiza novo concurso público, as escolas estão sucateadas, com falta de professores e sem recursos financeiros, está matando os turnos integrais (Pro-Eiti) por falta de dinheiro, não paga o acerto financeiro dos aposentados relativos à licença-prêmio não gozada entre outras perversidades não só com categoria docente, mas também com a população que necessita de escola pública, gratuita e socialmente referenciada.

“Nesta sexta (14), tivemos mais 55 aposentadorias, o que totaliza 1.070 professores (as) aposentados sem acertos financeiros somente em 2016, mas há ainda 309 professores aposentados de 2015 que ainda não receberam a pecúnia da licença-prêmio. O GDF tem criado todo tipo de empecilho para não pagar os direitos deles e delas. Além do que, cada aposentadoria de professor significa a falta de mais um professor em sala de aula”, afirma o sindicalista.

Diante dessa situação, a diretoria do Sinpro convoca a categoria para participar do ato público em frente ao Palácio do Buriti, nesta sexta-feira (14), às 14h30, contra mais um calote do governo Rollemberg. Além do Sinpro-DF, a CUT Brasília convocou também os demais sindicatos para o protesto contra o calote.

A diretoria do Sinpro-DF lembra que, no dia 10 de novembro, 9h30, haverá Assembleia Geral dos professores na Praça do Buriti para discutir esses e outros problemas. Professores (as) e orientadores (as), compareçam! A nossa força e a defesa de nossos direitos dependem de nossa união e participação!