Sinpro conclui mais uma atapa de Formação Sindical


A IV Turma do Curso de Formação Sindical Avançado do SINPRO em parceria com a ECO-CUT se reúne neste fim de semana encerrando as atividades desse ano. O curso que está acontecendo em Caldas Novas, agrega os módulos de formação da CNTE e tem como concepção os princípios da formação cutista, de acordo com as normas da OIT (Organização Internacional do Trabalho). O eixo principal é a capacitação das trabalhadoras e trabalhadores e o objetivo do curso é contribuir para que tenham uma visão crítica das relações sociais e do mundo, como sujeitos históricos comprometidos com a transformação. O curso é um processo contínuo e permanente de apropriação do conhecimento, potencializando a capacidade educativa das ações.
O programa de formação  do SINPRO acontece desde 2004, ao todo já se formaram 14 turmas de formação sindical/curso básico e 4 turmas de formação sindical/curso avançado e está em andamento a primeira turma de Formação de Formadores, que visa incluir os participantes no Programa de Formação como educadores sindicais. Esse processo de construção coletiva tem auxiliado os delegados, as delegadas sindicais e representantes na organização do local de trabalho, a partir dos princípios cutistas de solidariedade e resgate de consciência da classe trabalhadora.
Antes, o curso estava sendo ministrado em Goiânia e para fechar o ciclo e promover maior interação com os participantes, o encerramento desse ano acontece em Caldas Novas. Em 2012 o SINPRO irá ampliar  o programa de formação oferecendo outros cursos no DF.