Sinpro cobra descentralização e humanização nos Procedimentos Médico-Periciais

interna-ato-saudeDiretores do Sinpro e professores(as) realizaram um Ato Público nesta terça-feira (27), na SUBSAUDE, pela descentralização e humanização no atendimento e contra a retirada de direitos do GDF nas questões de saúde. No dia 8 de setembro, o Governo do DF publicou o decreto n° 37.610, que altera o decreto n° 34.023, de dezembro de 2012. Além de conter diversos erros em suas referências com o decreto anterior, o texto ataca vorazmente direitos já adquiridos pelo(a) servidor(a) público(a) do DF.
Após receber os diretores da Secretaria de Assuntos da Saúde do Sinpro, o subsecretário de Saúde do DF Marcelo Paixão ouviu os principais problemas sofridos pelos servidores. Entre os pontos elencados pelos diretores estão a superlotação do atendimento, que mesmo com agendamento os servidores não são atendidos no horário agendado; a falta de humanização no atendimento; denúncias de desrespeito, além do pedido para a descentralização das perícias.
O subsecretário disse que vai tomar providências e que o governo está procurando um novo espaço para transferir a perícia médica, mas que a descentralização não será possível no momento devido à falta de profissionais. “Exigimos do GDF um contato mais diário para resolver os problemas levantados e que o governo trabalhe buscando a promoção e prevenção à saúde para evitar o adoecimento da categoria. Merecemos respeito e tratamento humano”, salienta a diretora Gilza Lucia.
O Sinpro repudia qualquer retirada de direitos já garantidos por parte do Governo do DF e reitera que a luta é por um atendimento descentralizado e humanizado para os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais.