Servidores exigem retirada de projeto que permite a demissão de servidores distritais

Em audiência pública realizada nesta segunda-feira (22), na Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputados e sindicalistas concordaram que o PLC 106/2017 é uma grande perseguição contra o servidor público e exigiram sua retirada imediata. O deputado Wasny de Roure irá avaliar a possibilidade de retirada do projeto de tramitação até a próxima semana.
O projeto continuará sendo discutido na Câmara Legislativa. Na próxima sexta-feira (26), às 13h, haverá uma reunião no auditório da CLDF para debater pontos do projeto e estratégias de atuação conjunta com os sindicatos.
Para o secretário geral da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues, é importante que os trabalhadores estejam unidos e preparados para o que vier. “Esse governo escolheu o servidor público como inimigo, que precisa ser vigiado e punido”, declarou.
O projeto, encaminhado por Rodrigo Rollemberg em caráter de urgência, mostra quanto o governador, apoiador do golpe, faz coro às ideias neoliberais, fascistas e retrógradas do Congresso Nacional. O projeto institui a Avaliação Periódica de Desempenho (APD) para os servidores distritais, na qual será quantificada a qualidade dos trabalhados executados, além de sua produtividade, iniciativa, pontualidade, assiduidade e conduta ética no ambiente profissional.
O texto prevê que a qualificação será feita pela chefia e, caso o servidor seja considerado inapto por duas vezes seguidas ou cinco vezes intermitentes, perderá o direito de exercer sua função, sendo levado à demissão.
Além de acabar com a estabilidade na carreira dos servidores públicos do DF, o PLC fracionará as categorias, colocando servidor contra servidor.