SEPE/RJ faz denúncias e tem apoio da CNTE em audiência com a OIT em Brasília/DF

Nessa terça-feira, 26/5, representantes do SEPE/RJ estiveram em Brasília, seguindo deliberação da assembleia da rede municipal do último sábado (23/5), pleiteando a participação na audiência entre Centrais Sindicais e a Delegação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que está no Brasil apurando a denúncia feita por diversas Centrais de atos antissindicais operados pelos empregadores.
Os trabalhadores em educação Breno Mendes (Rede Municipal da Capital) e Aluana (Rede Estadual), juntamente com um representante do Departamento Jurídico, foram recebidos pelo secretário de finanças da CNTE, Antonio Lisboa, que também é Secretário de Relação Internacional da CUT e membro do Conselho de Administração da OIT, e apresentaram documentação sobre as condutas contrárias à liberdade sindical e ao direito de greve. Os educadores são acusados de formação de quadrilha em razão da sua militância sindical. A documentação foi entregue para a representação da OIT, juntamente com outras denúncias levantadas pelas Centrais Sindicais.
A audiência com Antonio Lisboa foi articulada a partir da solicitação de uma dirigente do Sepe à Secretaria Geral da CNTE, que não mediu esforços na articulação. Marta Vanelli, secretária geral da CNTE, destaca que o papel da Confederação é contribuir nas denúncias de práticas antissindicais  sofridas por dirigentes sindicais: “A CNTE, que coordena a luta dos trabalhadores em educação de todo o País, não poderia deixar de contribuir na divulgação das denúncias sofridas pelos profissionais do Rio de Janeiro durante a greve realizada em 2014, mesmo que o Sepe tenha decidido se desfiliar a CNTE. O direito a luta sindical e a greve precisa ser preservado”.
A CNTE também disponibilizou a sede como ponto de apoio a comitiva do Sepe.