Senadores mencionam dívida de estados e federalização da educação como prioridades

Os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF) destacaram, nesta segunda-feira (3), temas que consideram urgentes na pauta do Plenário, como a atualização das dívidas dos estados e a federalização da educação.
Paim acredita que a proposta que trata da mudança do indexador das dívidas dos estados e municípios (PLC 99/2013) chamará a atenção da sociedade e ajudará os estados a controlar suas dívidas. Ele explicou que os senadores combinaram votar a matéria ainda na primeira semana dos trabalhos legislativos e destacou que, mesmo com a Copa do Mundo e com as eleições, a Casa tem condições de adiantar várias votações no primeiro semestre.
“É natural que o segundo semestre seja prejudicado, mas no primeiro semestre dá para tocar muita coisa. Não há motivo para todo ano que tiver eleição nós pararmos os trabalhos”, disse.
O senador Cristovam Buarque ressaltou a urgência de o Senado analisar proposta de sua autoria que prevê um plebiscito sobre a federalização da educação (PLS 320/2008). O senador também defendeu a realização, ao longo dos trabalhos legislativos de 2014, de audiências para discutir o analfabetismo na ótica dos direitos humanos e a manipulação de dados por parte das autoridades econômicas.
Agência Senado