Senado realiza X Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

A Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz no Senado Federal convidam os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais para a X Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, evento que acontecerá entre os dias 24 e 26 de outubro, no Auditório Antônio Carlos Magalhães – Interlegis. Este ano, a Semana trabalhará com o tema Cuidadores da Primeira infância: por uma formação de qualidade. Haverá certificação de participação para todo o evento, que é gratuito.
As inscrições são gratuitas e estão abertas à comunidade em geral, especialmente profissionais das áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, além de legisladores, gestores públicos e privados, professores e estudantes, membros de organizações não-governamentais e outras instituições da sociedade civil, além de pais e cuidadores em instituições de acolhimento. Nesta décima edição, o Comité Científico que assessora voluntariamente a Comissão de Valorização da Primeira Infância, organizadora do evento, propôs o aprofundamento da questão da formação de qualidade das agentes que lidam diretamente com as crianças pequenas.
Segundo a professora doutora Sandra Cabral, psicóloga integrante do Comitê Científico, os primeiros vínculos, derivados das primeiras interações, são uma espécie de carimbo do ambiente afetivo com que o mundo recebe o bebê, construindo uma constância no estilo de relacionamento que ele, quando adulto, estabelecerá em suas relações e ações. Assim sendo, enfatiza como é fundamental que nessas primeiras interações – que constituem um período sensível de desenvolvimento – uma confiança básica seja construída, matriz do desenvolvimento da capacidade de empatia, ou seja, de colocar-se no lugar do outro, o que funda nossa implicação com princípios éticos nas relações intersubjetivas, nossa capacidade de trabalhar em grupo, assim como nossas possibilidades de criação e competências para lidar com desafios e frustrações. Nesta edição, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte; a Comissão de Assuntos Sociais e Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal realizam, no dia 25 de outubro audiência pública conjunta para debater algumas das questões fundamentais relativas à formação de qualidade de quem interage com crianças em seus primeiros anos de vida, inclusive os agentes que executam políticas públicas.