Seminário nacional destaca experiências educacionais bem-sucedidas

Evento será realizado na próxima terça-feira na Câmara.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove na próxima terça-feira (3) o Seminário Nacional do Observatório da Educação, evento que vai destacar experiências bem-sucedidas de ensino adotadas em diferentes regiões do País.

O projeto Observatório da Educação foi desenvolvido neste ano pela comissão para identificar práticas pedagógicas que possam auxiliar na elaboração de políticas públicas. Em uma primeira fase, a iniciativa realizou seminários em 11 estados. Agora, na etapa nacional, dez experiências foram selecionadas para apresentação em Brasília.
O coordenador da Frente Parlamentar da Educação, deputado Alex Canziani (PTB-PR), ressalta a importância de replicar propostas educativas de sucesso. “Muitas vezes, as boas experiências ficam anos e anos e acabam não repercutindo. A ideia era exatamente que pudéssemos levantar belíssimas práticas que temos no Brasil afora e dar visibilidade a elas”, diz.
Projetos selecionados
Canziani coordenou o seminário regional em Londrina (PR). De lá, vem a experiência de uma escola que, a partir da preocupação com o futuro de um córrego da cidade, passou a promover uma série de atividades de conscientização sobre uso racional da água e destinação adequada do lixo.
Entre os projetos selecionados para apresentação em Brasília, há também programas com foco na inclusão social; alimentação saudável; leitura; desenvolvimento da primeira infância; acessibilidade de alunos com deficiência e afastados da escola por motivos de saúde; e eficiência na gestão escolar.
As experiências, segundo Canziani, têm em comum o fato de promoverem impactos positivos não apenas na vida de alunos e professores, como em toda a comunidade.
Convidados
Foram convidados para o debate, além dos responsáveis pelas experiências selecionadas, parlamentares e representantes da Unesco e das secretarias estaduais e municipais de educação.
O seminário será realizado no Plenário 1, a partir das 9 horas.
Agência Câmara