Sem acordo, trabalhadores da empresa Cobra Tecnologia reforçam processo de mobilização

Na tarde dessa sexta feira (7), trabalhadores de Tecnologia da Informação e representantes da empresa Cobra Tecnologia participaram de reunião para negociar cláusulas relativas ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) referente ao ano de 2015.
Fenadados,Sindpd-CE, Sindados-BA, Sindpd-ES, Sindpd-GO, Sindpd-DF, Sindpd-PE, Sindpd-PR, Sindpd-RJ, OLT-DF e OLT-ES participaram do encontro, que aconteceu no Rio de Janeiro e frustrou as expectativas dos trabalhadores. “Não houve avanço nenhum. A empresa simplesmente manteve a proposta econômica anterior, que prevê reajuste equivalente à inflação e 0,5 % de ganho real. Sobre a questão do plano de saúde, não trouxe nenhuma proposta”, afirma a diretora de Saúde e Condições do Trabalho do Sindpd –  Sindicato que representa a categoria no Distrito Federal – Maria do Socorro .
A empresa solicitou nova reunião com os trabalhadores no dia 14 de novembro, quando se comprometeu a apresentar uma proposta relativa ao Plano de Saúde e às demais revindicações da categoria, que incluem proteção ao assédio moral relatado por trabalhadores da empresa em diversas partes do país e outras melhorias nas condições de trabalho.
O Comando Nacional Permanente de Campanha Salarial dos Trabalhadores da Cobra Tecnologia decidiu, após a reunião, que haverá assembleias com os trabalhadores nos próximos dias 11 e 12 de novembro (em Brasília, dia 11) para informar os trabalhadores sobre a situação atual com a empresa e deliberar quais serão os novos passos de mobilização da categoria.
“Dia 13 de novembro será o dia nacional de luta definido pelo comando de campanha. Em Brasília, já havia sido decidido em assembleia que os trabalhadores iniciariam movimento de paralisação caso a empresa não aceitasse o avanço econômico. No dia 11, decidiremos apenas como será feita essa paralisação. Se não houver entendimento, a tendência é que os trabalhadores iniciem movimento de greve”, explica Maria do Socorro.