Saúde e Educação iniciam capacitação de diretores de escolas

Começou nesta terça-feira a capacitação em gripe Influenza A H1N1 de 5 mil profissionais da educação. O treinamento será ministrado pelos técnicos da Subsecretaria de Vigilância à Saúde/SES-DF.

O treinamento será dividido em duas etapas. Na terça e quarta-feira serão treinadas as equipes de diretores, vice-diretores e supervisores pedagógicos da rede pública de ensino. Na quinta e sexta-feira, esses mesmos profissionais iniciam a fase de multiplicação dos conhecimentos adquiridos entre os professores, em 620 escolas.

Segundo a subsecretária de Vigilância à Saúde, Disney Antezana , o objetivo é transmitir informações que são fundamentais para a distinção entre simples casos de resfriados e de gripes. Ainda segundo a médica, a orientação é que as crianças que estiverem gripadas não sejam levadas às salas de aula, a fim de evitar a contaminação.

Todos os dirigentes das escolas da rede – diretor, vice-diretor, orientador educacional, coordenador pedagógico, supervisores administrativos e pedagógicos e chefe de secretaria escolar; além de representantes da direção das Diretorias Regionais de Ensino e chefes dos núcleos de apoio escolar foram convocados a participar da capacitação.

A meta das secretarias é que os profissionais treinados repassem os conhecimentos adquiridos aos alunos e esses, por sua vez , façam o mesmo entre os seus familiares e vizinhos.

As medidas divulgadas na capacitação estão em acordo com um dos últimos protocolos conjuntos dos Ministérios da Saúde e da Educação, que recomendam aos estados que adotem as medidas preventivas que julgarem necessárias para evitar a propagação da doença.

A Secretaria de Saúde disponibilizou folhetos informativos sobre prevenção da gripe (cartazes e folderes) para distribuição nas escolas. O material informa o que é a Influenza, suas causas e sintomas, que são os mesmos de uma gripe comum: febre e coriza, com ou sem tosse ou dor de garganta. ( fonte: site clicabrasilia.com.br