Reunida em assembleia, categoria decite pela manutenção da greve

Professores/as e orientadores/as educacionais da rede pública de ensino do DF decidiram manter o movimento grevista, iniciado há 15 dias. A decisão ocorreu em assembleia geral da categoria, na manhã desta quarta-feira (29).
A manutenção da greve é a resposta dos docentes à inabilidade do governador Rollemberg em negociar e apresentar propostas.
Além da perversa insistência em descumprir diversas leis que regem a Carreira Magistério Público do DF, Rollemberg age com total desrespeito ao judicializar a greve – impondo ao Sinpro multa diária – e ao ameaçar cortar o ponto daqueles que aderiram ao movimento. Em outras palavras, o governador não sabe lidar com um movimento reivindicatório legítimo de professores e orientadores.
O Sindicato já recorreu da decisão do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), tentando reverter a decisão de declarar a greve abusiva. “Abusividade e ilegalidade quem comete é Rollemberg. E a intimidação por ele praticada só serve como combustível para a mobilização da categoria”, declararam dirigentes do Sinpro. Eles enfatizaram ainda que o caráter da greve também é barrar as reformas da Previdência e Trabalhista, encaminhadas por Michael Temer ao Congresso. “Rollemberg se apoia nessas pautas nacionais, nas pautas de Temer, para avançar sobre os direitos dos trabalhadores do DF”.
Estudantes de diversas regionais compareceram à assembleia, enfatizando que estão em unidade com os professores em greve.
A assembleia, que se iniciou com um minuto de silêncio pelo falecimento do professor e diretor do Sinpro, Cássio de Oliveira – ocorrido na segunda-feira (27) – terminou com muito barulho e com a determinação de que a luta pelas justas reivindicações precisa continuar e se intensificar.
Confira o calendário de mobilização aprovado na assembleia:
30/3 – Aula em Taguatinga. Concentração às 8h, na Praça do Relógio.
31/3 – Dia Nacional de Luta
Manhã – Atividade nas cidades
Tarde – Ato público na Rodoviária do Plano Piloto
1º/4 – Dia do Rollemberg – Atividade no Parque da Cidade.
02/4 – Atividade nas cidades.
03/4 – Manhã – Assembleias Regionais
Tarde – Atividades nas cidades
04/4 – Assembleia Geral, às 9h, na Praça do Buriti