Resultado do Plebiscito sai no dia 24 e amplia pressão por Reforma Política

Nos últimos meses, 450 organizações e 1.800 Comitês Populares se mobilizaram para conversar com a população sobre as necessárias mudanças do sistema político e os rumos do país. Nesse processo, foi realizado, de 1º a 7 de setembro, o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político – conhecido como Plebiscito da Reforma Política. Os votos físicos ainda não foram computados, mas pela internet, participaram 1.744.872 pessoas em todo o país, destas 96, 9% (1.691.006) votaram SIM para a convocação de uma Constituinte Exclusiva e Soberana para realizar reformas no Sistema Político, e 3,1% (53.866) anotaram NÃO.
O resultado final da votação será divulgado no dia 24 de setembro, mas já não há dúvida de que os números finais mostrarão um estrondoso SIM da população por mudanças no sistema. Em seguida,  ainda sem data definida, os resultados do Plebiscito Popular serão entregues num grande ato aos três Poderes: Presidência da República (Executivo), Congresso Nacional (Legislativo) e Supremo Tribunal Federal (Judiciário), como forma de pressionar, especialmente o Congresso, por um Plebiscito Oficial com o mesmo tema do Plebiscito Popular: Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?.
“Acreditamos, sem a menor sombra de dúvida, que todo este processo de mobilização se coloca entre um dos maiores e mais importantes realizados em unidade entre o movimento popular, sindical e da juventude. Estamos confiantes que a força social e política demonstrada no Plebiscito Popular será preservada e ampliada no próximo período e nos garantirá a vitória!”, afirma, em nota pública, a Secretaria Operativa Nacional do Plebiscito.
Secretaria de Comunicação da CUT Brasília