Questão racial em debate

Depois de mais de um século da abolição da escravatura, os negros no Brasil continuam sendo o grupo mais desprivilegiado da sociedade, ocupando os subempregos e tendo suboportunidades. Iniciativas que visam a equiparação da igualdade entre negros e brancos, como as cotas raciais, ainda são polêmicas e contestadas. Para debater esta questão, a CUT-DF realiza o debate “A política de cotas como elemento fundamental para a promoção da igualdade racial”. A atividade será realizada dia 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra (20 de novembro). O debate será no auditório da CUT-DF, a partir das 8h30.

O evento terá como expositores a professora e coordenadora do Centro de Convivência Negra da UnB, Débora Santos; a secretária nacional de combate ao racismo do PT, Cida Abreu; o ouvidor da Secretaria Especial de Políticas da Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Humberto Adami, e o membro do Coletivo de Articulação em Defesa da Cotas, Artur Antônio Araújo.

Homenagem
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003.

O dia 20 foi escolhido, pois, neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. O personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade.

SERVIÇO
Debate: “A política de cotas como elemento fundamental para a promoção da igualdade racial”

Data: 19 de novembro

Horário: das 8h30 às 12h30

Local: auditório da CUT-DF

Endereço: Conic – SDS, Bloco R, Ed. Venâncio V – subsolo – loja 20