Projeto Re(vi)vendo Êxodos conclui mais uma caminhada

Os 80 estudantes de quatro escolas públicas do DF que participaram da caminhada pelo  Noroeste de Goiás chegam nesta terça-feira no DF, depois de mais de dez dias de aprendizagem in loco da geografia humana e física da região. Essa é a culminância do projeto cultural-pedagógico Re(vi)vendo Êxodos, que vem sendo desenvolvido desde 2001 pelo Centro de Ensino Médio Setor Leste e que neste ano teve a participação do CEF 104 Norte, CEM do Lago Sul, e Escola Nova Betânia, de São Sebastião.
O projeto trabalha com três áreas de atuação: Identidade (cidadania e ética, formação histórica, comportamento e relações); Patrimônio (material e imaterial, manifestações artísticas, construções sociais e culturais) e Meio Ambiente (cerrado, fauna, flora, preservação, tecnologias e ciências, qualidade de vida).
A coordenação do projeto é do  professor Luis Guilherme Baptista. Nos últimos anos foram estabelecidas parcerias com algumas das instituições públicas, exemplo do Exército Brasileiro; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); Clube dos Pioneiros de Brasília; Instituto Chico Mendes (ICMbio), além de governos estaduais e do DF, administrações municipais da Região Integrada de desenvolvimento do Entorno (RIDE) e diversas empresas colaboradoras.
Esse ano eles passaram pelas cidades goianas de Juscelândia, Santa Izabel, Cirilândia, Goianésia, Pirenópolis, Corumbá e Alexânia e vão pousar no Palácio do Catetinho, de onde saem às 7h para seguirem até o CEM Setor Leste, onde chegam às 11h30,  concluindo um total de 300Km percorridos.