Por administrador em 05/jun/2014

Projeto que obriga escolas a exibirem filmes nacionais vai à sanção da presidenta Dilma



As escolas de educação básica – até o 9º ano – podem ficar obrigadas a exibir, pelo menos duas horas por mês, filmes de produção nacional. A mudança na Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, foi aprovada nesta quinta-feira (05), no Plenário do Senado e será enviada à sanção presidencial.

O autor do projeto (PLS 185/2008), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), argumentou que a arte deve ser parte fundamental do processo educacional. Disse ainda que a criança que não tem acesso à manifestações artísticas usualmente se transforma em um adulto desinteressado por cultura e que por conta disso perde a chance de ter o “deslumbramento com as coisas belas”.

O senador do Distrito Federal defende ainda que o cinema é a arte mais fácil para ser levada às escolas. Cristovam também acredita que esses alunos poderão adquirir o hábito de frequentar as salas de cinema.

“A única forma de dar liberdade à indústria cinematográfica é criar uma massa de cinéfilos que invadam nossos cinemas, dando uma economia de escala à manutenção da indústria cinematográfica. Isso só acontecerá quando conseguirmos criar uma geração com gosto pelo cinema, e o único caminho é a escola”, disse Cristovam.

Fonte: Agência Senado

Imprimir