Projeto multidisciplinar do CEF 03 de Brasília é destaque no meio científico

Uma experiência realizada em 2009 e 2010, a partir de um projeto multidisciplinar do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 03 de Brasília, tem ganhado destaque no meio científico. Utilizando aparelhos convencionais e artesanais, o professor de matemática Jaime Pereira Antunes Campos e alguns alunos montaram uma Estação Meteorológica Convencional Didática Experimental CEF 03 de Brasília, com o objetivo de contextualizar e tornar significativas habilidades matemáticas previstas para o 6º e 7º anos das séries finais do Ensino Fundamental, além de proporcionar aos estudantes a aplicação do método científico.

Segundo o professor, o projeto ajuda no desenvolvimento educacional dos alunos, além de aumentar o interesse deles pela matemática e demais disciplinas envolvidas no projeto. “Todos os anos fazemos treinamento com os alunos, ensinando a medir e manipular os instrumentos na estação meteorológica. Este projeto multidisciplinar tem grande importância para o crescimento do aluno, porque ele passa por várias áreas do conhecimento”, diz Jaime Pereira. Como reconhecimento pelo projeto, o professor e dois alunos participarão da 19ª Ciência Jovem, organizado pelo Espaço Ciência de Pernambuco, de 29 de outubro a 1º de novembro.
O projeto tem mini estações montadas no CED 02 do Cruzeiro, CEM 111 do Recanto das Emas, no Incra 8 de Brazlândia e em uma escola do Guará.