Projeto Águas do Cerrado sensibiliza estudantes sobre uso racional da água e sustentabilidade

 
Ipoema promove atividades de conscientização e cursos de capacitação para o uso sustentável da água e dos recursos naturais

Em tempos de escassez de água e de outros recursos naturais básicos, soluções práticas se fazem cada vez mais necessárias. Compreender de onde vem nossos recursos e como cultivá-los de maneira sustentável são algumas das questões levantadas aos alunos do projeto Águas do Cerrado, iniciativa do Ipoema – Instituto de Permacultura, patrocinada pela Petrobras.
Durante o processo, os participantes passam a entender de onde vem e como usamos a água, o que acontece com o lixo e com o esgoto e como nossos alimentos são produzidos.
O projeto começou em abril do ano passado e se estenderá até o início de 2016, sendo direcionado a alunos de escolas públicas do DF. O projeto já sensibilizou 4 mil alunos, que puderam vivenciar uma aula ao ar livre no cerrado, conhecendo soluções permaculturais e novos modos de interação com a natureza. Este ano, a meta é sensibilizar mais 4 mil, todos vindos de 18 escolas públicas do Distrito Federal.
A partir de 25 de março, os encontros acontecem todas quartas, quintas e sextas, no Centro de Permacultura – Estação Escola Asa Branca, com uma visita pela manhã e outra pela tarde em cada dia. Ali, os alunos conhecem exemplos de uso de tecnologias simples que servem para aperfeiçoar o manejo da água, produzir energia, produzir alimentos e até para construir habitações para famílias inteiras, tudo com baixo impacto ambiental. Há modelos de coleta e armazenamento de água da chuva, um banheiro que não desperdiça água com descarga e transforma os dejetos humanos em adubo, experiências de cultivo agroecológico e amostras de técnicas de bioconstrução.
Sobre o Projeto
Águas do Cerrado é uma iniciativa que envolve ações de revegetação de áreas degradadas associadas a cursos d`água e à promoção do uso racional dos recursos hídricos em escolas públicas e comunidades, implementando, replicando e difundindo tecnologias sociais de permacultura. Saiba mais sobre o Águas do Cerrado: www.ipoema.org.br/aguas

No Correr das Águas

Além das atividades presenciais, o projeto Águas do Cerrado conta com a websérie “No Correr das Águas”. A séria aborda temáticas que motivaram o projeto relacionadas ao cuidado com as águas e com o meio ambiente, apresentando problemas, soluções e exemplos de práticas promovidas pessoas, comunidades e organizações empenhadas em transformar a realidade local e global.

SERVIÇO
O que? Visita de escolas no Centro de Permacultura – Estação Escola Asa Branca
Quando? Quartas, quintas e sextas (manhã 9h e tarde 15h)
Ônibus partem das escolas às 8h e às 14h, podendo ser acompanhados pela equipe também
Onde? Chácara Asa Branca, DF 140, km 3,5, Chácara 09 – Setor Habitacional Tororó (23km do Plano Piloto)
Mapa: http://bit.ly/mapachacaraasabranca
Informações: ipoema@ipoema.org.br e 61 9977.7906