Programa selecionará 479 professores de inglês para curso de capacitação nos EUA

A Comissão Fulbright no Brasil está oferecendo 479 bolsas para professores de inglês através do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de julho, pelo site do programa. O PDPI acontece nos Estados Unidos, entre 15 de janeiro e 23 de fevereiro de 2018. Os resultados serão divulgados em setembro.
Para se inscrever, é obrigatório lecionar a língua inglesa na rede pública de ensino básico e ser concursado (e não professor temporário). Os candidatos também devem comprovar proficiência no idioma por meio do TOEFL ITP, teste padronizado comum em processos seletivos.
O programa de bolsas para professores de inglês busca fortalecer a fluência oral e escrita no idioma e compartilhar metodologias de ensino e avaliação. Também visa estimular a formação continuada de professores e ajudar na preparação de planos de aula. São três módulos do programa disponíveis: o Intermediário I, Intermediário II e o Desenvolvimento de Metodologias. Ao todo, serão 479 selecionados em todo o Brasil.
Os contemplados pela bolsa recebem apoio financeiro de 500 dólares. Também são cobertos os gastos com alojamento, alimentação, seguro saúde, passagens aéreas de ida e volta do Brasil e materiais do curso. Para os candidatos que precisarem tirar o visto americano, há um reembolso de 160 dólares.
 
Comissão Fulbright
A Fulbright é um programa de bolsas fundado em 1946 com o objetivo de promover o intercâmbio entre diversos países do mundo. No Brasil, existe uma comissão que cuida disso desde 1957 – comemorando, em 2017, 60 anos de existência. Desde então, mais de 3.500 brasileiros foram estudar nos Estados Unidos e mais de 2.900 americanos vieram ao Brasil ensinar inglês e divulgar sua cultura.