Programa Alternativo mostra projeto de combate ao preconceito

Atividade pedagógica desenvolvida pelo Centro de Ensino Fundamental 10 do Gama, o Projeto Dayó será o destaque do Programa Alternativo deste sábado (03). O intuito do projeto é promover a conscientização e combater o preconceito em temas ligados à cultura afro e suas manifestações no Brasil.
Centenas de estudantes nos dois turnos, do sexto ao nono ano do ensino fundamental, participaram das atividades, que “se iniciaram no primeiro semestre com micro oficinas, passando para a segunda etapa, que foi o momento de conscientização dos outros professores para participar destas atividades e ao final, palestras sobre racismo, feminismo, com militantes destes movimentos que estão fora da escola”, atesta Letícia Vieira Bento, diretora do Sinpro.
Os estudantes se envolveram em diversas oficinas como capoeira, dança, hip hop, cinema, percussão, sempre ressaltando a importância da cultura negra em todas estas manifestações. A pluralidade religiosa também foi abordada, onde mães de santo foram convidadas para palestras. “Ocorreu uma articulação com a militância negra do DF para estas atividades, abordando a arte, a representação do negro na literatura, nos quadrinhos, no cinema, no candomblé. Plantando a semente para que ocorra uma rede de tolerância religiosa no Gama”, diz Bruno Borges, professor de língua portuguesa.
O Programa, apresentado pelo SBT, vai ao ar sempre aos sábados, às 13h15, e mostra entrevistas e matérias referentes à realidade da educação no Distrito Federal. Um dos objetivos é oferecer a oportunidade para que escolas e professores participem da discussão e enviem sugestões para os próximos programas. As pautas podem ser mandadas para o e-mail faleconoscoimprensa@sinprodf.org.br.