Programa Alternativo entra nos Rastros no Cerrado

A preocupação com os recursos naturais é um dos destaques do Programa Alternativo deste sábado (11). Para mostrar um pouco mais do tema, os estudantes do Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia mostram o projeto Rastros no Cerrado, que busca sensibilizar a comunidade escolar para a importância da utilização responsável, consciente e solidária dos recursos naturais e para a boa qualidade de vida.
Segundo o professor de Ciências Naturais do CEF 12 e coordenador do projeto, Egbert Amorim Rodrigues, o tema consumo sustentável não é tarefa fácil, pois lidamos não apenas com adolescentes, mas também com seus familiares, com questões culturais e também com leis ambientais e/ou políticas públicas que não condizem com a realidade dos estudantes. “Essa é uma maneira de socializar e trazer para a escola essa discussão, trabalhando esse conteúdo em ligação com outras áreas do conhecimento. Por exemplo com o Português, quando fazemos a leitura de livros específicos e quando confeccionamos cordel ou gibis para abordar o assunto. Em matemática, fazemos uma análise mais crítica, analisando a conta de água, os gráficos gerados a partir da pegada ecológica, por aluno e por turmas de toda a escola”, diz.
O Programa, apresentado pelo SBT, vai ao ar sempre aos sábados, às 13h15, e mostra entrevistas e matérias referentes à realidade da educação no Distrito Federal. Um dos objetivos é oferecer a oportunidade para que escolas e professores participem da discussão e enviem sugestões para os próximos programas. As pautas podem ser mandadas para o e-mail faleconoscoimprensa@sinprodf.org.br.