Profissão Professora – Formação contínua leva à evolução profissional

noemia 200x200“Diziam que não iria demorar muita para eu me decepcionar com a profissão, mas isso não aconteceu até agora”. Assim, a professora Noemia Maria da Silva, com 20 anos de magistério, define sua visão sobre a carreira. Lecionando no Centro de Ensino Infantil de Águas Lindas e no CEF 01 do Riacho Fundo II, ela tem a expectativa de que a categoria irá conquistar o mesmo status que outros profissionais de nível superior.
 
Noemia também assinala que a qualidade profissional dos educadores está em crescente evolução. Para ela houve uma marcante melhoria nas condições de trabalho, graças à união e ao empenho da categoria em busca de conquistar o respeito profissional.  A professora destaca que a formação continuada conduz à evolução profissional e enaltece a atuação do Sinpro ao disponibilizar cursos de formação para a categoria.
 
As conquistas dos professores e professoras, segundo Noemia, são fruto de muitas lutas, entre elas a greve da categoria que durou 72 dias, em 1992. Noemia lembra também das mobilizações nas ruas no início da carreira, quando os educadores eram obrigados a encarar a repressão e enfrentar até os cães das forças policiais.
 
Sobre a atual condição da infraestrutura nas escolas do Distrito Federal, a professora diz que tem visões diferenciadas, já que atua em dois setores distintos: educação infantil e ensino fundamental. Ela diz que no CEI há uma boa infraestrutura para os professores e alunos. “Falta muito pouco para chegar ao ideal”, acrescenta.
 
Já no CEF, as coisas são diferentes. Noemia atribui a diferença entre as escolas à própria comunidade a que elas estão ligadas. No CEI, segundo ela, há uma grande participação dos pais e interesse em se ter uma escola de qualidade. Já no CEF isso não ocorre e, até pelo contrário, existe uma depredação da escola pelos próprios alunos. Noemia ressalta também que a fomentação de verbas diretamente às escolas foi de grande valia para a melhoria da infraestrutura escolar.
 
A professora atualmente faz uma pós-graduação na Universidade de Brasília e continua empolgada com a carreira de educadora, tanto que ainda pretende fazer um mestrado e até um doutorado.
 
Nome: Noemia Maria da Silva
Função: Professora
Série: Ensino Infantil e Fundamental
Tempo de magistério: 20 anos
Escola: Centro de Ensino Infantil de Águas Lindas e CEF 01 do Riacho Fundo II
 
Ver mais…