Profissão Professor – Mais música para humanizar o ensino

luiz 14 200x200“A profissão de professor é muito gratificante. Temos como missão, além de educar, o compromisso com uma prática pedagógica voltada para a superação e transformação da comunidade na qual atuamos.” Esta é a opinião do professor Luiz Henrique Martins Vieira, da Escola de Música de Brasília (EMB), sobre a carreira do Magistério.
 
É com orgulho que o professor fala da sua escola. “Na EMB nós fazemos música de manhã, de tarde e de noite. A música é a forma mais nobre de educar humanamente”, diz Luiz Henrique. Ele acrescenta que a escola fomenta o ensino da música erudita e popular, promovendo uma educação profissional voltada para a Educação Cidadã, mercado de trabalho e uma cultura estética.
 
Luiz Henrique, que tem 18 anos de profissão, diz que a Escola de Música já completou 50 anos de atividade. Segundo ele, a escola teve início com o professor e maestro Levino de Alcântara e, ao longo destas cinco décadas, fez história com sua contribuição para a formação profissional de músicos do Distrito Federal e Entorno.
 
Apesar da existência da lei que determina o ensino de música nas escolas, de acordo com o professor, isso ainda não ocorre. O que existe, diz Luiz, é a prática de alguns professores de Artes que dão aula de Música nas escolas.
 
Luiz Henrique considera de suma importância que a Secretaria de Educação do DF cumpra a lei, oferecendo condições para a oferta deste componente curricular, já que a música contribui imensamente para o desenvolvimento artístico, da imaginação e da criatividade como cultura estética. “A música favorece uma existência plena e autêntica do ser humano”, acrescenta Luiz. “Nossa expectativa é que tenhamos mais professores de música, para que possamos ter mais atividades de orquestras, bandas de música, prática de coral e espaços de manifestações artísticas em todas as regionais de ensino”, conclui o professor.
 
Nome: Luiz Henrique Martins Vieira
Função: Professor de Regência
Tempo de Magistério: 18 anos
Escola: Centro de Ensino Profissionalizante (CEP) – Escola de Música de Brasília
 
Ver mais…