Professores(as) estão incluídos na campanha de vacinação contra gripe

Teve início nesta segunda-feira (17) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A inclusão dos(as) professores(as) na campanha foi obtida graças à incessante luta do Sinpro em prol da saúde da categoria. Graças às constantes reivindicações feitas pelo sindicato desde 2009, após a pandemia de gripe suína no país, os professores da rede pública de ensino estão incluídos no público prioritário de vacinação contra a gripe deste ano.
Os(as) professores(as) podem procurar os postos de saúde no Distrito Federal a partir do dia 24 de abril para serem vacinados. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 2,3 milhões de professores de escolas das redes pública e privada devem ser imunizados nos postos de saúde de todo o país. A Agência Brasília informou que nem todos os postos de saúde do DF serão utilizados para vacinação. A Agência Brasil também informou que a vacinação dos professores terá início nos dias 3 e 4 de maio, mas segundo informações obtidas pela Secretaria de Saúde do DF, os educadores podem se vacinar a partir do dia 24 de abril, já que esta semana outros grupos tem prioridade para a vacinação.
Para a diretora da Secretaria de Saúde do Sinpro Gilza Camilo, a inclusão dos professores na campanha de vacinação representa uma grande vitória. “Desde 2009 lutamos para que a categoria fosse incluída nesta campanha, já que a gripe acaba adoecendo muita gente. Isto é fruto da luta que temos travado em prol da saúde destes profissionais que se dedicam diariamente por uma educação pública de qualidade”, analisa a diretora.
A vacina permite a proteção contra os vírus A(H1N1), H3N2 e influenza B. Como os vírus são mutantes, a composição da vacina é feita somente depois da indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as cepas (variações dos vírus) que circularam com mais frequência nos últimos meses na região. Segundo a OMS, em 2016 a cepa do vírus A(H1N1) foi alterada, o que levou à produção de uma nova composição para a campanha deste ano.