Professores iniciam na Câmara programa Missão Pedagógica

Professores de ensino fundamental e médio de escolas públicas de todo o País iniciaram nesta segunda-feira (1º), na Câmara dos Deputados, a primeira etapa de um curso voltado à educação para a democracia.
A atividade tem a participação de 60 educadores, vindos de todos os estados e do Distrito Federal, e integra o programa “Missão Pedagógica no Parlamento”.
O educador Felipe Lovemberger, que leciona Geografia e História no pequeno município catarinense de Rio Negrinho, distante cerca de 260 km da capital do estado, Florianópolis, já participou de outro programa da Câmara voltado à educação cidadã, o Câmara Mirim, e agora inicia com expectativa positiva a etapa no Missão Pedagógica. “Primeiro, tomar os conhecimentos básicos aqui e depois levar para a prática, priorizando esse ensino do Legislativo no dia a dia, e tentar novas formas, diferentes, para a sala de aula, evidenciando esse ensino da democracia no sul do Brasil.”

Além da vivência prática da democracia em sala de aula, O Missão Pedagógica no Parlamento pretende também multiplicar princípios como democracia e representação política para além das turmas de professores envolvidos.
Rede nacional de educadores
Segundo Ana Paula Faria, uma das coordenadoras do programa, a ideia neste ano é lançar, inclusive, uma rede nacional de educadores. “Nossa intenção, neste ano, é lançar um banco de experiências. A gente já vem coletando o resultado de vários projetos de professores egressos do Missão, que já passaram pelo programa. E também a gente tem a intenção de formar uma rede com esses professores para que, cada vez mais, a educação para a democracia possa ser multiplicada nas escolas.”
Dos 60 participantes do curso, 54 foram selecionados entre aqueles com melhor desempenho em outro curso integrante do programa, realizado eletronicamente. Outros seis vieram do Câmara Mirim, programa organizado pelo site infantil da Câmara, o Plenarinho.
A primeira etapa do curso desta edição do “Missão Pedagógica no Parlamento” tem 40 horas e vai até sexta. A Câmara custeia passagens aéreas, hospedagem e alimentação aos participantes.
Na segunda fase do curso, oferecida à distância, os professores deverão apresentar um projeto de educação para a democracia a ser desenvolvido com seus alunos em sala de aula.
Os professores interessados em participar da próxima edição do programa podem obter mais informações na página da Câmara no www.camara.leg.br.
(Da Agência Câmara)