Professores fazem paralisação dia 30 de agosto

Professores, centrais sindicais e trabalhadores de todo o país se preparam para o Dia Nacional da Paralisação a favor do Plano Nacional de Educação (PNE), dia 30 de agosto. Na data, um acampamento será montado em frente ao Senado Federal para pressionar a votação do PNE, que aguarda uma decisão final a quase três anos. “Tivemos o compromisso de todas as entidades de enviarem trabalhadores para estarem nesse acampamento em etapas que já foram acertadas no CNE. Teremos sempre uma boa movimentação de pessoas, dialogando com os parlamentares, com os funcionários públicos dos diversos ministérios da Esplanada, com o povo de Brasília, enfim, chamando a atenção para a necessidade do PNE ser aprovado esse ano”, afirma Roberto Leão, presidente da CNTE.

Leão lembra que o PNE precisa deixar clara a destinação dos 10% do PIB para a educação pública, com ênfase nessa questão, para que seja possível avançar na construção de uma escola que seja efetivamente de qualidade, socialmente referenciada e que faça jus às necessidades do povo brasileiro.
O acampamento será o ponto principal da agenda de mobilização da CNTE para o segundo semestre. Nos meses de agosto e setembro, as centrais sindicais seguem na luta contra o projeto 4330, que trata da terceirização de trabalhadores.