Professores e orientadores criam coletivo de profissionais com deficiência

O Sinpro, por meio da Secretaria de Assuntos de Saúde do Trabalhador, realizou uma reunião com professores(as) e orientadores(as) educacionais com deficiência (PCD’S) na noite de quarta-feira (16), na sede do sindicato. A reunião foi uma deliberação do último congresso de educação e teve como objetivo constituir o coletivo das pessoas com deficiência para, dentre outras ações, reivindicar direitos específicos e melhores condições de trabalho para esses profissionais.
Cerca de 100 professores e orientadores participaram da reunião dando sugestões e enumerando os principais problemas passados por cada um deles no ambiente de trabalho. “Os professores elogiaram a iniciativa do Sinpro em criar este coletivo, que é uma necessidade da categoria, e esclarecemos a legislação sobre PCD’s”, comentou a diretora do Sinpro Gilza Camilo.
O Sinpro pediu à Secretaria de Educação do DF um levantamento de quantos profissionais com deficiência existem hoje, onde cada um deles está em exercício e se há política de acessibilidade nos locais onde trabalham, conforme preconiza a lei. “O fortalecimento do coletivo é de grande importante para somar às iniciativas que o Sinpro vem fazendo, além de criarmos as políticas necessárias para o cumprimento das legislações que garantem a inserção destes profissionais no ambiente de trabalho, assim como a manutenção da sua saúde”, finaliza Gilza.