Professora mostra que investimento em educação dá frutos positivos

humanizacao intO fruto de uma pesquisa realizada pela professora Magali de Fátima Evangelista Machado culminou no lançamento do livro A escola e seus processos de humanização. Na obra, a professora de matemática do Centro de Ensino Fundamental 102 Norte mostrou o quanto a escola pode ser eficaz no cumprimento de seu desejo de formar o indivíduo em todas as dimensões humanas.

Na pesquisa realizada em várias escolas públicas do Distrito Federal, a professora mostra que o investimento em educação dá frutos positivos. “O propósito deste livro é mostrar que se o professor tiver um bom lugar para se trabalhar, com certeza vai desenvolver um bom trabalho. Neste trajeto passam desde um bom clima escolar a confiança, diálogo, organização do espaço escolar, respeito, acolhimento, disciplina, prática de projetos, relações interpessoais, envolvimento e colaboração escola/família”, ressalta Magali de Fátima, professora da rede pública de ensino há 29 anos.

O resultado da pesquisa mostrou, segundo a própria educadora, duas escolas “eficazes”: uma em Planaltina e outra em Samambaia. “São escolas do Centro de Ensino Fundamental, anos finais, e com experiências de uma direção autônoma, bom clima escolar, prática de projetos e outros pontos que cooperam para o sucesso da escola. Este livro mostra que é possível, por intermédio de gestões compartilhadas e inovadoras, alcançar melhoria dos padrões de ensino e aprendizagem e obter resultados significativos na formação de pessoas éticas e solidárias”, finaliza.