Professora lança livro infantil sobre a cidade que as crianças querem

Após 20 anos de atuação no magistério, Ana Neila Torquato, professora no Centro de Educação Infantil (CEI) 01, no Paranoá, inicia sua jornada no mundo da literatura. A atuação no CEI abriu, para ela, algumas portas para uma produção literária e pedagógica para adultos sobre o mundo infantil.
Neste sábado (20/8), a partir das 17h30, no Sebinho da 406 Norte, ela vai lançar o livro “Minha cidade”. Durante o evento haverá “contação” da história. Ilustrado pela Sofia, filha de Ana Neila, de 7 anos, o livro “é um prato cheio para professores e pais que querem trabalhar questões ligadas à sociedade com as crianças, tais como educação, trânsito, sustentabilidade, saúde, lazer e outras temáticas ligadas à urbanidade”, explica a professora.
A inspiração para a produção dessa obra surgiu a partir de uma proposta de trabalho da Diretoria de Educação Infantil da Secretaria de Estado da Educação do DF (SEEDF). “Nasceu da necessidade de material de apoio para o desenvolvimento do trabalho pedagógico no CEI 01, do Paranoá, no qual estou coordenadora, seguindo a proposta de tema que a Diretoria de Educação Infantil da SEEDF”, afirma.
Ela diz também que, “para os profissionais da educação, o livro está recheado de conteúdos significativos a serem trabalhados ao longo de um ano letivo ou de um projeto pedagógico específico”, explica. Ana esclarece que, “além das questões ligadas à formação cidadã, outras interfaces podem ser interessantes aos educadores: rimas, nomes e apelidos, alimentação, necessidade da prática de esportes, educação financeira, são assuntos facilmente introduzidos com o suporte do livro”.
O projeto gráfico foi especialmente pensado para crianças em processo de aquisição de leitura e escrita. O “’Minha cidade’ é um presente estimulante à imaginação das crianças, que, a partir de uma leitura descontraída e cheia de cor, poderão se ver como criadoras de sua cidade”. Mais detalhes sobre a obra no site www.livrominhacidade.com.br.