Professora da UnB faz palestra sobre conquistas sociais da revolução cubana

A CUT Brasília realizará no dia 22 de julho o 2º Módulo de estudo sobre a história, a atual conjuntura e as perspectivas de Cuba. A atividade está agendada para às 19h, no auditório da CUT Brasília. O objetivo é preparar a delegação de dirigentes sindicais de Brasília, a chamada Caravana de Solidariedade, que visitará a ilha em final de outubro para conhecer um pouco mais da luta dos cubanos pelo socialismo.
Nesta segunda etapa, o tema abordado será “As conquistas sociais da Revolução Cubana”. A palestrante será a professora da Universidade de Brasília, Maria Auxiliadora Cesar (Dôra), que também é da Coordenação do Núcleo de Estudos de Cuba da UnB. A docente explica que pretende fazer um contraponto entre as políticas sociais socialistas em relação ao capitalismo, a partir de temas como educação, saúde e emprego.
O 1º Módulo de estudos sobre Cuba, realizado em junho, abordou a “A História da Revolução Cubana”. O tema foi palestrado pelo sindicalista, economista e integrante do Comitê de Defesa da Revolução Cubana, Afonso Magalhães.
No dia 19 de agosto, será realizado o terceiro módulo de estudos, cujo tema será “Cuba hoje e seus desafios”. O ciclo de debates sobre Cuba se encerrará no dia 23 de setembro, com o tema “Futuro: Perspectivas para Cuba.”