Professor Tibica lança livro em Planaltina nesta sexta-feira (9)

“Memórias da Vila Buritis, Planaltina-DF” será lançado nesta sexta-feira (9), a partir das 19h, no auditório da subsede do SINPRO. José Humberto Oliveira Brotos, o professor Tibica, é o autor do livro, e convida colegas e comunidade para prestigiar o evento e adquirir a obra que reúne depoimentos de 16 pessoas, fotografias e conta a história da Vila Buritis I – primeiro bairro de Planaltina.
“Por intermédio desses depoimentos, registramos a memória do bairro, construído em 1969 para acolher 3,6 mil famílias de retirantes advindas de várias unidades da Federação e que viviam em invasões no Plano Piloto”, conta o autor.
Na época, Planaltina tinha apenas cinco mil habitantes e era uma cidade-dormitório. Com a chegada dos retirantes, a região administrativa ganhou nova vida. “A Vila Buritis I – e as outras três construídas posteriormente – alavancou o comércio e o progresso em Planaltina”, conta o professor.
Há 25 anos Tibica leciona no Centro de Ensino Fundamental 01, o Centrinho. Professor da extinta disciplina Prática Agrícola e Extrativismo (PAE), mas desde 2008 lotado no Laboratório de Informática, ele diz que a ideia inicial era a de fazer um livro e um vídeo, em parceria com a Comunicação Comunitária da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB), contando a história de todos os setores de Planaltina
“Contudo, a UnB não concluiu o trabalho e eu dei prosseguimento ao meu, que estou lançando hoje. Esperamos as e os colegas. Teremos um coquetel”, convida. “Memórias da Vila Buritis, Planaltina-DF” é o segundo livro de Tibica. No primeiro, intitulado “A corriola do poder e os ipês do Planalto”, ele catalogou 49 plantas existentes nos principais locais públicos de Brasília, contou a importância de cada uma dessas plantas e também a história do lugar em que ela estava.